Publicado: Terça-feira, 13 de novembro de 2007
Médicos são convocados para prevenção da dengue
Em Porto Feliz, houve palestras para os profissionais.
Camila BertolazziOs médicos de todo o Estado de São Paulo estão sendo convocados para o esforço de evitar as mortes relacionadas à dengue hemorrágica, a forma mais grave da dengue. Em uma ação conjunta, o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina estão enviando cartas para 87.000 médicos que atuam em São Paulo. Em todo o país, serão acionados 300 mil médicos.
Em 2007 a doença já causou 121 mortes e contaminou mais de 480 mil pessoas. Em São Paulo, a doença atingiu 65.869 pessoas até setembro, sendo 62 casos de dengue hemorrágica e 16 mortes.
A medida será complementada com o envio de um CD aos médicos com informações sobre os sintomas da doença, o diagnóstico e o que deve ser feito pelo profissional. Além disso, estará disponível no site do Ministério da Saúde um guia atualizado de diagnóstico e clínica médica sobre dengue.
Em Porto Feliz, também pensando em alertar os profissionais da área para o combate a dengue, a Secretaria de Saúde do município organizou um evento direcionado a médicos, enfermeiros, agentes controladores de vetores, agentes comunitários de saúde e políticos da cidade e região.
O evento ocorreu no dia 14 de novembro e tratou dos seguintes assuntos:
> Palestra “Dengue: Uma epidemia anunciada”. - Noções básicas do controle de dengue
> Revisão do plano municipal de Controle de Vetores.
> Palestra “Dengue: uma epidemia anunciada”.
As palestras foram ministradas pelo especialista Dalton Pereira Fonseca Júnior.
- Tags
- dengue
- porto feliz
Comentários