Publicado: Terça-feira, 27 de novembro de 2007
Itu teve evento sobre Xamanismo
Sthan Xanniã trouxe ao Zencontro o som do coração.
Deborah Dubner“Muitas culturas nascem das tradições antigas do Xamanismo. De alguma forma, nós estamos voltando para isso.” (Sthan Xanniã)
“Xamanismo: Caminho do Curador – Caminho do Coração” foi o tema abordado na palestra de Sthan Xanniã. Conhecido mundialmente pelo seu poder de cura através de ervas, canções e tambor, Xanniã (cujo nome significa Águia Dourada), começou e terminou sua palestra com canções nativas, acompanhadas pelo tambor e maraca. Um verdadeiro presente aos participantes do Zencontro.
Durante a conversa, Sthan abordou alguns dos principais pilares que regem a filosofia de vida dos índios nativos de várias partes do mundo, traduzindo os seus significados para o mundo contemporâneo.
Falou-se das Direções Sagradas, dos animais de poder, das práticas e importância das cerimônias e dos ritos.
Sthan alertou também para a confusão que as pessoas fazem entre os diversos papéis e funções que existem em uma tribo, como o Xamã, cantador, herbeiro, pagé, orador, mestre de canto, homem/mulher medicina, etc. “Nem todo curador é um Xamã”, explicou. “Um Xamã sabe curar, mas também sabe sobre o mundo dos espíritos.”
Depois da palestra, uma dupla artística da Fundação Harmonia fez uma homenagem ao Xamanismo, com uma performance musical e teatral. Lara Lobato declamou a Prece Xamã, de H. Kent Craig.
A presença de Sthan Xanniã em Itu trouxe a força da voz do coração, clamando pela união dos povos. Conforme ele diz, “precisamos voltar a aprender com o Grande Espírito e juntos ouvir o nosso coração sagrado bater como uma grande canção de tambor em uma só batida”.
Leia mais: www.zencontro.com.br
Comentários