Publicado: Quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Eneagrama & Comportamento Humano
Cadu Lemos esteve em Itu e falou sobre o uso do Eneagrama.
Deborah DubnerO que é Eneagrama? Trata-se de uma sabedoria originalmente desenvolvida pelos Sufis na antiguidade e introduzida no Ocidente no início do século XX, pelo filósofo George I. Gurdjieff.
“O Eneagrama é hoje utilizado por vários estudiosos para explicar o comportamento humano com uma precisão que normalmente surpreende”, afirma Cadu Lemos, que esteve em Itu no Zencontro para explicar sobre esse conhecimento.
O Eneagrama define nove tipos básicos de personalidade. O seu estudo permite à pessoa que identifique seu próprio tipo, compreendendo os porquês de comportamentos antigos e recorrentes, sejam eles positivos ou negativos; padrões de atenção e de reação; fatores que levam à motivação ou à falta dela; habilidades e dificuldades específicas; padrões de resistência à mudança.
Lemos, que também utiliza este recurso dentro de empresas, confirma:“O Eneagrama contempla a descrição dos nove padrões de comportamento, de uma forma muito profunda e esclarecedora, que freqüentemente leva as pessoas a assumirem e superarem pontos fracos em um nível superior ao imaginado previamente. Ao mesmo tempo, ajuda também a identificar os tipos das pessoas com as quais convivemos, e isso ajuda a ampliar a tolerância e aceitação das diferenças”, finaliza.
Cadu Lemos trabalha com amelhoria de desempenho nas organizações através do desenvolvimento das pessoas, comunicação, liderança e integração das equipes, realizando workshops e vivências para grupos corporativos. Sua principal vertente é dedicada à criação de experiências de valor entre cliente, equipe, serviços e marca. Atuou em agências de propaganda e marketing direto e de relacionamento nos grupos Ogilvy & Mather e Young & Rubicam. Foi diretor de marketing de varejo do Banco Nacional e Diretor de Serviços a Clientes do Grupo Vale Refeição. Criou e dirigiu a Indicator Performance, divisão da Indicator Pesquisa de Mercado dedicada ao diagnóstico de qualidade no atendimento a clientes, utilizando técnicas de satisfação de clientes, brand equity e "mystery shop", o cliente misterioso.
Cadu Lemos trabalha com amelhoria de desempenho nas organizações através do desenvolvimento das pessoas, comunicação, liderança e integração das equipes, realizando workshops e vivências para grupos corporativos. Sua principal vertente é dedicada à criação de experiências de valor entre cliente, equipe, serviços e marca. Atuou em agências de propaganda e marketing direto e de relacionamento nos grupos Ogilvy & Mather e Young & Rubicam. Foi diretor de marketing de varejo do Banco Nacional e Diretor de Serviços a Clientes do Grupo Vale Refeição. Criou e dirigiu a Indicator Performance, divisão da Indicator Pesquisa de Mercado dedicada ao diagnóstico de qualidade no atendimento a clientes, utilizando técnicas de satisfação de clientes, brand equity e "mystery shop", o cliente misterioso.
Na apresentação em Itu, Cadu detalhou os 9 tipos de personalidade, com exemplos práticos de como aproveitar esse conhecimento para melhorar os relacionamentos e ampliar a consciência.
Leia mais: www.zencontro.com.br
Comentários