Cultura

Publicado: Quarta-feira, 3 de março de 2004

Ituanos foram agraciados com o Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos

No dia 6 de março, 8 ituanos ilustres foram agraciados com o Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos, numa cerimônia que aconteceu no 2º GA CAP - Regimento Deodoro.

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br Ituanos foram agraciados com o Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos
Jair de Oliveira foi um dos agraciados

No dia 6 de março, 8 ituanos ilustres foram agraciados com o Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos, numa cerimônia que aconteceu no 2º GA CAP — Regimento Deodoro. A solenidade fez parte das comemorações do Jubileu de Ouro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, presidido pelo Comendador Professor Adilson Cezar.

Os ituanos que receberam a láurea foram:
Tenente Coronel Cezar Augusto Carazzai Castilho — Comandante do 2º GA CAP —Regimento Deodoro
Ignaldo Cassiano da Silveira Lepsch — pesquisador e membro da Academia Ituana de Letras
Jair de Oliveira — engenheiro e especialista em restauração do patrimônio arquitetônico.
Luís Roberto da Rocha de Francisco — mestre em História, regente da Associação Cultural Vozes de Itu e membro da Academia Ituana de Letras.
Maria de Lourdes Figueiredo Sioli — educadora, presidente do CEAPI e da Associação Cultural Vozes de Itu, Secretária Municipal de Cultural de 1989 a 1992.
Maria Lucia Almeida Marins e Dias Caselli — advogada, diretora Faculdade de Direito de Itu e presidente da Academia Ituana de Letras.
Mylton Ottoni da Silveira — editor e organizador da reedição da obra do historiador ituano Francisco Nardy Filho
Roberto Machado de Carvalho — Secretário Municipal de Cultura, membro da Academia Cristã de Letras e da Academia Ituana de Letras.

Excetuando-se o Comandante do Regimento Deodoro, todos os demais são autores de livros sobre Itu, sua história e suas personalidades.

Láurea
A láurea foi criada como homenagem à figura de Orlando de Alvarenga, mártir da Revolução Constitucionalista de 1932 e de tantos heróis anônimos que sucumbiram pela causa constitucionalista.

Orlando de Alvarenga combateu ao lado dos jovens Miragaia, Martins, Drauzio e Camargo e no confronto do dia 23 de maio, quando o MMDC tombou, Alvarenga foi gravemente ferido, vindo a falecer em 12 de agosto de 1932.

No dia 25 de abril de 2002, através do decreto nº 46.718, o Governador Geraldo Alckmin oficializou a criação da comenda instituída pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba.

O objetivo da medalha é galardoar as personalidades civis, militares e instituições públicas e privadas, que tenham contribuído de alguma forma para a recuperação histórica e a preservação da ordem constitucional e, assim, prestado relevante serviço ao povo paulista para o engrandecimento do Brasil.

O Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos traz, no medalhão central uma cruz, símbolo de sofrimento e martírio, lembrando os heróis de 32, e a inscrição MMDC A, identificando os primeiros mártires da luta paulista, acrescentando o A de Alvarenga e de Anônimos. Traz, ainda, duas espadas cruzadas, indicando a vontade guerreira que marcou aquele momento histórico de São Paulo. As cores da bandeira paulista dão grande significado para a honraria.

Fonte: > Veja fotos

Comentários