Educação

Publicado: Segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Pesquisa divulga relação entre blogs e jornalistas

Foram entrevistados 200 profissionais de trinta países.

Os jornalistas responsáveis pelo Online Journalism Blog realizaram uma pesquisa sobre a relação da atividade jornalística e o uso de blogs, com a intenção de ilustrar o efeito que a ferramenta online tem na vida dos profissionais de mídia.
 
Ao todo, foram entrevistados 200 jornalistas de trinta países, entre junho e julho deste ano. Dividida em sete partes - incluindo a contextualização e a metodologia aplicada -, a pesquisa analisa, também, se o fato de manter um blog provocou mudanças na forma do jornalista apurar, produzir a notícia e se relacionar com a audiência.
 
O ponto principal levantado pelo grupo mostra que manter um blog afeta a maneira como o profissional atua em outras mídias. Por exemplo, a experiência de blogar mudou a forma como jornalistas pensam e trabalham suas pautas, mais evidentemente para os freelancers e profissionais que atuam na Internet, que para os que estão nos meios impressos (jornais e revistas).

O blog Intermezzo também publicou um estudo semelhante sobre o perfil dos jornalistas blogueiros em 20 países ibero-americanos, feito pelo Departamento de Jornalismo da Universidade de Málaga, na Espanha.
 
Alguns pontos importantes:
> 61,9% acredita que a maior conquista de seu blog foi falar com a audiência;
> 52,4% alegou ter uma liberdade editorial que não tem no meio para o qual trabalha;
> 63% recebe comentários ofensivos;
> 3 em cada 4 entrevistados consideram que praticam jornalismo de opinião através do blog;
> 63% não se preocupa com a questão do copyright.
 
E, para surpresa, a maioria dos jornalistas que tem blog não trabalha com Internet, mas com jornal impresso. Os que trabalham com televisão são os que menos utilizam à ferramenta.
Comentários