Bem estar

Publicado: Terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Sexualidade na Melhor Idade

Sexualidade na Melhor Idade
A vontade de manter a vida sexual ativa é cada vez mais comum entre as pessoas da terceira idade
Os avanços na medicina e a melhoria da qualidade de vida trouxeram um novo cenário para o Brasil: o aumento do número de idosos. Atualmente, eles representam 8,6% da população total do país, ou aproximadamente 15 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos, segundo dados do IBGE.
 
Para homenagear essa crescente faixa da população mundial conhecida como terceira idade, ou “melhor idade”, a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 1º de outubro como o Dia Internacional dos Idosos, data na qual idosos de todo o mundo podem comemorar as conquistas alcançadas.
 
Um dos principais avanços é a manutenção da vida sexual, uma vez que um dos componentes de uma boa qualidade de vida é, de acordo com a própria OMS, a sexualidade. Para os homens, a disfunção erétil e para as mulheres, a disfunção hormonal na menopausa, são queixas freqüentes dos casais nessa época da vida.
 
As pesquisas contínuas no campo médico conseguiram grandes progressos na área da sexualidade dos idosos. A reposição hormonal garantiu a permanência da libido nas mulheres, estimulando seus parceiros a cuidarem de sua saúde. Novos tratamentos para a disfunção erétil foram introduzidos, melhorando consideravelmente a vida sexual dos pacientes que as utilizam.
 
E a vontade de manter a vida sexual ativa é cada vez mais comum entre as pessoas da terceira idade. Um estudo sobre a vida sexual do brasileiro, realizado pelo Projeto Sexualidade da Universidade de São Paulo (ProSex) comprova isso. A pesquisa revela que 57,3% dos homens entre 51 e 60 anos tem vontade de fazer sexo algumas vezes na semana. E na faixa entre 61 anos ou mais, 60,7% dos homens tem a mesma vontade.
 
Para que a vida sexual seja satisfatória na terceira idade é importante entender os limites do corpo e aproveitar os momentos a dois, com passeios, jantares, viagens, caminhadas, idas ao cinema ou qualquer outra situação que estimule a intimidade e cumplicidade do casal.
Comentários