Museu da Música abre as portas para o itu.com.br
O espaço possui raridades da história da música na cidade.
Guilherme MartinsA equipe do Itu.com.br visitou a nova sede do Museu da Música de Itu e traz imagens e informações do mais novo espaço para o desenvolvimento do turismo e da cultura na cidade.
O casarão foi construído em 1890 e, em 1949, foi adquirido pelo músico italiano Luís de Francisco (1892-1968). “É um grande orgulho para mim, ver que o espaço que foi minha casa nos últimos anos se transforma em sede para duas importantes instituições que vêm lutando para o desenvolvimento da cultura e do turismo em Itu”, ressalta Luis Roberto de Francisco, herdeiro do músico italiano e presidente do Instituto Cultural de Itu, mantenedor do Museu da Música de Itu.
Contando com um acervo de arquivos músicas e partituras transferidas da Igreja Matriz - Nossa Senhora da Candelária, o objetivo principal do museu é organizar, restaurar e arquivar as raras obras dos compositores ituanos, seus instrumentos musicais e coleções de música para a realização de estudos posteriores. “Vamos abranger a história musical desde o ano de 1653, na criação da Paróquia, até 2009”, afirma o presidente do Instituto Cultural de Itu.
Um dos destaques do museu é um harmônio, órgão francês pertencente ao acervo da Igreja da Matriz, fabricado por Alexandre Debain no ano de 1870, que está exposto aos visitantes. Todo o acervo do museu foi conquistado com recursos próprios, dos associados e organizadores. Confira algumas imagens do museu clicando aqui!
Projetos futuros
Uma parceria entre o poder público, junto a escolas municipais visa instituir o projeto “Música na Escola”. Um encontro com a Secretaria de Estado de Cultura será marcado para discutir a ação. “Os personagens que participaram da história da música em Itu possuem um elo comum com a linguagem musical dos cidadãos ituanos”, declara Maria de Lourdes Figueiredo, curadora do museu.
Uma sala de música para encontros com os associados foi construída nos fundos do Museu, com um quadro do coro da Igreja Bom Jesus do ano de 1946, mas não está aberta para visitas. Ao lado, uma porta com o letreiro “Archivum” será destinada para armazenar todo o acervo que for arrecadado pelo museu. “Estamos buscando parcerias para conseguir recursos para a organização dos acervos”, ressalta Luis Roberto.
A nova sede do Museu da Música está localizada na rua Floriano Peixoto, 480. Os horários para visitação são de segunda à sexta, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, e aos sábado, das 9 às 12 horas.
- Tags
- matriz
- museu da música