Publicado: Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Quem foi ao local do Mega Plantio um ano depois?
A equipe do itu.com.br foi e se decepcionou!
Deborah DubnerVeja as fotos desta notícia no Flickr
Por Deborah Dubner
27 de fevereiro de 2008. Milhares de pessoas participam de uma mega campanha organizada pela Prefeitura Municipal de Itu com o objetivo de plantar 25 mil mudas de árvores em até 60. O evento ganhou o apoio de empresas, associações e escolas e foi um sucesso, superando a marca e chegando a 30.550 mudas. Foi emocionante!
27 de fevereiro de 2009. A Prefeitura organiza um evento de plantio de 400 mudas em outro local, no bairro Jardim Paraíso I. A data marca o primeiro aniversário do renomado projeto “Itu Pela Vida – Plante Essa Idéia”.
A equipe no itu.com.br, no entanto, não compareceu ao evento. Preferimos celebrar a colheita do plantio feito há um ano. Fomos ao local para ver as nossas árvores plantadas e simbolicamente adubá-las. Mas qual não foi a nossa surpresa e decepção ao nos depararmos com um terreno cheio de mato, troncos caídos, pista danificada e tudo mais que empresta ao local ares de descuido e falta de comprometimento. Confira as fotos!
Durante um ano, o itu.com.br foi a única mídia da cidade a acompanhar mês a mês o andamento do plantio, visitando o local e levando cidadãos e especialistas nas área de agronomia, paisagismo e educação ambiental. Você pode ler as opiniões de cada um deles clicando aqui!.
O nosso objetivo sempre foi ajudar na construção dessa ideia. Sabemos que há nesse projeto uma enorme paixão por parte de algumas pessoas que trabalharam em sua realização. No entanto, ao visitar o parque não parece que a Prefeitura tenha assumido a responsabilidade que lhe cabe. Apesar das chuvas que fazem estragos, a visita ao plantio um ano depois (fomos os únicos!) foi uma grande decepção!
A pergunta que não quer calar é: “Ao invés de levar os cidadãos ao local do plantio para celebrar e cuidar do que foi feito, porque preferiu fazer outro evento e deixar o futuro parque ecológico cair no esquecimento?”
Felizmente, nem tudo cabe ao homem. No que diz respeito à natureza, ela é generosa. Para um olhar igualmente generoso, é possível também ver poesia, flores, frutos, pássaros e borboletas. Nem tudo está perdido. O nosso apelo é para que medidas sejam tomadas, para que o nosso futuro Parque Ecológico vire de fato uma realidade e não apenas um sonho esquecido...
Comentários