Publicado: Segunda-feira, 1 de junho de 2009
Semana do Meio Ambiente terá uma série de eventos
Programas de educação ambiental serão realizados.
Guilherme MartinsUma série de eventos serão realizados na capital e no interior em comemoração à semana do meio ambiente, que acontece de 1 a 5 de junho.
Programa de educação ambiental, convênios para preservação de parques estaduais, licenciamento de atividades de impacto local, promulgação da Lei do Cerrado Paulista e adesão dos municípios ao Pacto das Águas São Paulo estarão entre os destaques da Semana.
As atividades começaram na segunda-feira, dia 1º, no Jardim Botânico. A SMA inaugurou o espaço Verde Vivo, do Programa Criança Ecológica. Este é o quarto projeto do Programa a ser iniciado em 2009, com o objetivo de trabalhar a agenda verde da flora de forma lúdica e interativa com crianças de 8 a 10 anos.
Pacto das Águas
Na terça-feira, dia 2 de junho, na cidade de Bocaina – interior do Estado, será realizada a ação pioneira o Pacto das Águas São Paulo. A proposta é, em um único dia, ultrapassar o número de assinaturas recolhidas em todo o mundo durante o Fórum Mundial da Água, realizado em março desse ano, em Istambul, capital da Turquia. Cerca de 250 lideranças locais e regionais aderiram ao Consenso das Águas. "Mostraremos que São Paulo é um Estado com gestões integradas na luta pela conservação de nossas águas e garantir saneamento a toda a população. Vamos assumir um compromisso de gestão sustentável dos recursos hídricos diante das mudanças globais", comentou o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano.
Convênios no interior
Na quarta-feira, dia 3 de junho, os eventos seguem no interior de São Paulo. Em Campinas, às 10h30, o secretário participa da cerimônia de assinatura de um convênio entre a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB e a Prefeitura, visando que a própria administração municipal licencie empreendimentos de impacto ambiental local. Na ocasião, o secretário do Meio Ambiente aproveita para vistoriar o início das obras de reforma do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim.
Em Rio Claro, a partir das 13 horas, Graziano acompanha a assinatura de dois convênios. A Prefeitura da cidade assina compromisso de co-gestão com a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo – Fundação Florestal, para realizar investimentos na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Horto Florestal), criando um polo turísticoecológico. Também, como em Campinas, assina convênio com a CETESB, para licenciamento de empreendimentos de impacto ambiental local.
Criança Ecológica
O projeto será expandido para o interior do Estado. Na quinta-feira, dia 4 de junho, a Secretaria do Meio Ambiente lança a proposta em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, às 10 horas, na EMEF Alfeu Luis Gasparini, que será a escola piloto da ideia. A prefeitura implantará cinco unidades do Criança Ecológica: Parque Luís Roberto Jabali – Curupira (Flora), Parque Ecológico Angêlo Rinaldi – Horto Municipal (Flora), Parque Guarani (Água/ Aqüífero Guarani), Bosque e Zoológico Municipal (Fauna e Flora) e Estação de Tratamento de Esgoto (Poluição).
Em Sorocaba, o projeto Criança Ecológica será lançado às 15 horas, no Colégio Professor Duljara F. de Oliveira, atendendo inicialmente 16 escolas municipais. A cidade terá três unidades do projeto: Parque da Biquinha (agenda cinza), Parque Água Vermelha (agenda azul) e Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (agenda verde).
Nas duas cidades, as prefeituras assumem todos os custos da implantação e manutenção do projeto Criança Ecológica e a SMA auxilia com conteúdo pedagógico.
Serra do Japi
À noite, a partir das 19 horas, o secretário Graziano, e os prefeitos de Jundiaí, Cajamar, Cabreúva e Pirapora do Bom Jesus, assinam uma carta de intenções para a criação de um consórcio intermunicipal em defesa da Serra do Japi. O ato acontece durante a Eco Jundiaí 2009, no parque Comendador Antonio Carbonari, o "Parque da Uva".
Lei do Cerrado
O encerramento oficial da Semana do Meio Ambiente acontece na sexta-feira, dia 5 de junho, com a promulgação da Lei de Proteção do Cerrado Paulista, no Palácio dos Bandeirantes, às 12 horas. Aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Lei, cria critérios mais severos que o próprio Código Florestal Brasileiro no que diz respeito à utilização e preservação do Cerrado. No mesmo evento, Graziano vai apresentar um balanço da gestão da SMA de 2007 a 2009.
Confira a agenda:
> Segunda-feira (01 de junho)
EVENTO: Inauguração do Verde Vivo
HORA: 10h30
LOCAL: Avenida Miguel Stéfano, 3031 - CEP 04301-012 - Água Funda - São Paulo - SP
> Terça-feira (02 de junho)
EVENTO: Pacto das Águas São Paulo
HORA: 12 horas
LOCAL: Fazenda Barraca - Bocaina/SP
> Quarta-feira (03 de junho)
EVENTO: Assinatura de convênio que transfere ao município o licenciamento ambiental de atividades de impacto local
HORA: 10h30
LOCAL: Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim - Rodovia Heitor Penteado, km 3,5 – Jardim das Palmeiras – Campinas/SP
EVENTO: Assinatura de convênio que transfere ao município o licenciamento ambiental de atividades de impacto local e convênio de co-gestão do Horto Florestal entre Prefeitura e Fundação Florestal
- Tags
- meio ambiente
Comentários