Economia & Negócios

Publicado: Quinta-feira, 23 de julho de 2009

Twitter para leigos e seguidores

Os brasileiros são os internautas mais ativos no Twitter!

Twitter para leigos e seguidores
What are you doing?
Por Camila Bertolazzi

Capa das principais revistas do mundo. Manchete de jornais centenários. Destaque em conceituados programas de televisão. E alvo de milhares de posts na internet. O assunto da vez, que está revolucionando a maneira de ser comunicar é o Twitter. O mais novo queridinho dos brasileiros é um dos destaques da mega reportagem sobre Mídias Sociais, que ao longo desse ano abordará os novos caminhos da comunicação.
 
O que você está fazendo?
 
Expor, receber e partilhar pela internet parece ser a nova exigência social do século XXI. Um estudo divulgado em março desse ano mostra que 66,8% das pessoas que usam a internet no mundo fazem parte de redes sociais, enquanto somente 65,1% delas usam e-mails. Isso significa que a convivência digital em sites como Orkut, Facebook e Twitter tornou-se mais importante do que a comunicação pura e simples feita por e-mails.
 
No Twitter, o grande diferencial é o leque que se abre para o intercâmbio de informação, seja ela pessoal ou profissional, que possibilita a troca de experiências rápida e eficiente entre pessoas com interesses comuns. Para o twitteiro Bruno Waddington (@BrunoSwell), seguido por mais de 21 mil pessoas, o Twitter tem várias vantagens em relação às outras mídias sócias. “O conteúdo é rápido, confiável e o mais interessante: resume o que tem de melhor em 140 bytes”.
 
Essa é a grande jogada: responder “O que você está fazendo?” em apenas 140 caracteres - mesmo tamanho de uma mensagem instantânea enviada pelo celular. A princípio parece pouco, mas não é. Além disso, a ideia de dar satisfação do seu dia-a-dia para desconhecidos não soa muito bem, mas à medida que o Twitter é desbravado, surge um caminho mais curto para divulgar notícias, narrar acontecimentos relevantes, além de fazer propaganda do seu produto.
 
 
O Webdesigner Murilo Gagliardi (@MuriloGagliardi) se rendeu ao Twitter por ser uma ferramenta simples, que consegue unir muitas pessoas, ideias, desejos e atitudes. Mas confessa que o que mais lhe chamou a atenção é o poder de divulgação e aceitação de um produto que ele tem. “Ao postar um novo artigo na minha coluna ‘Tecnologia em Cena’ do Itu.com.br, sempre divulgo o link para todos os meus seguidores. E, dependendo do conteúdo, levo um susto quando vejo os acessos gerados através do Twitter”. Confira algumas dicas para usar melhor o seu Twitter!
 
Os números do Twitter
 
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em abril deste ano, o Twitter teve um crescimento de 456% entre acessos únicos, se comparado ao mesmo período de 2008.
 
Já uma outra pesquisa divulgada recentemente pela Nielsen Online aponta que os internautas brasileiros são os mais ativos no Twitter, aproximadamente 15%. Em junho, foram cinco milhões de cadastros originários do Brasil no popular serviço de microblog, uma alta de 71% em comparação com o mês anterior.
 
 
A jornalista e Doutora em Comunicação Social pela USP, Pollyana Ferrari (@pollyanaferrari), atribui essa rápida adesão dos internautas a uma forma instantânea e breve de se comunicar. “O Twitter é fácil de usar, não exige nenhum aprendizado elaborado por parte do usuário e vem ao encontro da era do ‘faça você mesmo’ que estamos vivendo”.
 
Apesar desse rápido avanço, a mais jovem das mídias sociais ainda dá seus primeiros passos no Brasil. Dos 25,5 milhões de internautas do país, o Twitter tem apenas 3,9% desse público.
 
O Twitter e o Jornalismo
 
Uma prática muito comum entre os twitteiros é postar notícias que estão circulando na imprensa e se manifestar contrário ou a favor delas. O exemplo mais poderoso da web ficou conhecido como Rebelião 2.0, quando manifestantes iranianos usaram o Twitter para organizar marchas contra o que consideravam ter sido uma eleição injusta.
 
O Twitter também produziu testemunhos oculares dos ataques terroristas que matou 173 pessoas em Mumbai (Índia), no ano passado. E quando o jato da US Airways caiu no rio Hudson em Nova Iorque, o microblog esteve entre os primeiros lugares nos quais links com as fotos da queda foram colocados.
 
No Brasil, o caso mais famoso é o #forasarney, um movimento organizado por usuários do Twitter pedindo a saída do presidente do Senado, José Sarney. Em um único minuto o #forasarney contabilizava 110 posts no Twitter, e em uma hora foram mais de 10 mil mensagens postadas sobre o tema. Acompanhe o ranking das principais tags usadas!

O jornalismo também tem mostrado bom uso dessa nova ferramenta, ao contrário de boatos que diziam que o Twitter iria usurpar o trabalho dos jornalistas. Tradicionais empresas do ramo como o New York Times e a CNN, nos Estados Unidos, e o BBCBrasil e iG, no Brasil já utilizam o Twitter para transmitir notícias.
 
Ao falar sobre a relação entre Twitter e jornalismo, Pollyana Ferrari cita a coleg
Comentários