Publicado: Quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Faça sua pergunta sobre a Gripe Suína
Informe-se e seja um cidadão atuante e sem pânico!
Deborah DubnerRecentemente, publicamos no itu.com.br uma enquete sobre a Gripe Suína. Nossa pergunta foi: “Você está mudando hábitos para se proteger mais em relação à gripe suína?” Das 261 pessoas que participaram em uma semana, 55,94% responderam que sim, estão mudando hábitos. 28,35% responderam que ainda não, mas que acham importante. E 15,71% disseram que não veem razão para mudança de hábitos.
Seja como for, o fato é que vários hábitos devem sim ser mudados. Lavar as mãos mais vezes, evitar colocar as mãos no rosto, evitar ambientes fechados cheio de pessoas e muitas outras ações são importantes nesse momento. Não é à toa que as escolas adiaram o inicio das aulas por duas semanas.
O objetivo da mídia deve ser o de informar sem alarmar, convidando para reflexões e mudanças de pequenas ações. Com a morte de um ituano por suspeita de Gripe Suína, as preocupações aumentam e muitas dúvidas ainda pairam no ar. O que podemos fazer? O que não podemos fazer? Como diferenciar sintomas? E tantas outras perguntas.
Pensando em ajudar nossos leitores a serem cidadãos bem informados, conscientes e atuantes, estamos abrindo este canal de perguntas e respostas, que será monitorado pela Dra. Cláudia Meirelles, colunista do itu.com.br, médica sanitarista que trabalhou por mais de 10 anos no Grupo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado (Sorocaba), monitorando doenças e seus comportamentos. Leia seu artigo sobre a Gripe Suína!
Envie sua pergunta sobre Gripe Suína clicando aqui! As perguntas de relevância pública serão respondidas e publicadas no portal itu.com.br.
Assista também um video produzido em 16 julho, com a palavra do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, com recomendações básicas sobre a gripe Suína.
- Tags
- gripe suína
Comentários