Publicado: Quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Compositor Tristão Júnior é homenageado em Itu
O evento contou com a presença do Quarteto Tristão Júnior.
Renan PereiraCerca de 50 pessoas estiveram presentes na homenagem prestada ao compositor ituano Tristão Júnior, no Espaço Cultural Almeida Júnior, no dia 12 de janeiro (terça-feira). O evento foi organizado pela Secretaria de Cultura de Itu, e contou a presença do Quarteto Tristão Júnior, que homenageou o compositor tocando músicas dele e de outros grandes nomes da música ituana.
Nem a chuva fina que caía e nem o pequeno atraso do Quarteto foram o bastante para estragar a homenagem ou desanimar o público presente. “É indiscutível a importância histórico-cultural de Tristão Júnior para a cidade de Itu. Pena que falte apoio dos órgãos públicos e dos meios de comunicação para a propagação desse estilo de música”, criticou o jovem Marlos Matheus, que estava presente com um amigo no evento.
Dessa vez o repertório do Quarteto foi todo baseado em artistas de Itu, com exceção apenas de Villa-Lobos, que apesar de não ser ituano teve uma forte ligação com a cidade. Além das composições de Tristão Júnior, também tiveram espaço: Tabajara, Dona Zinha e até o hino de Itu.
A grande novidade da noite ficou por conta de outra inesperada homenagem: uma composição de Zequinha de Abreu foi oferecida ao cineasta Anselmo Duarte, falecido e enterrado recentemente na cidade de Salto. “Apesar de não ter o conhecido pessoalmente sei que foi um grande homem, inclusive foi ele quem doou para Salto o bandolim que usaremos para tocar essa música”, antecipou a carismática coordenadora e violonista do Quarteto, Célia Trettel.
Segundo a coordenação do evento esta edição do evento foi uma das que tiveram maior público. “Esta é a 21ª edição da homenagem a um dos grandes compositores que a cidade de Itu já teve. Se comparado aos anos anteriores, temos aqui hoje um ótimo número de pessoas. Estou surpreso!”, disse o secretário da Cultura, Álvaro Stella.
Como não podia ser diferente, o grupo encerrou o evento tocando um dos grandes clássicos de Tristão Júnior. Ao som de “Terezinha” a violonista avisou: “Façam de conta que o Quarteto Tristão Júnior está tocando debaixo de sua janela, essas músicas são para isso”.
- Tags
- tristão júnior
- música
- concerto
Comentários