Educação

Publicado: Quarta-feira, 17 de março de 2010

Benjamin Barber

Palestrante no 3º Fórum Internacional Criança e Consumo.

Crédito: Deborah Dubner/www.itu.com.br Benjamin Barber
Benjamin Barber foi palestrante no 3º Fórum Internacional Criança e Consumo, em SP.

Benjamin Barber é teórico político de renome internacional, é Membro Sênior Distinto da Demos e Presidente da CivWorld (Demos), organização não-governamental internacional que patrocina o Dia da Interdependência e o Projeto Paradigma.

Foi Professor de Ciências Políticas (Walt Whitman) da Universidade de Rutgers por 32 anos, e em seguida, Professor de Sociedade Civil (Gershon e Carol Kekst) na Universidade de Maryland. Carrega uma eterna preocupação com a democracia e a cidadania em questões políticas, culturais e educacionais na América e no exterior.

É consultado regularmente por líderes políticos e cívicos dos Estados Unidos e ao redor do mundo e durante cinco anos trabalhou como consultor informal do Presidente Bill Clinton.

Os 17 livros de Benjamin Barber incluem o clássico Strong Democracy (1984), reeditado em 2004 em uma edição de vigésimo aniversário; o atual best seller internacional Jihad vs. McWorld (1995 com uma edição pós 9/11 em 2001, traduzido para vinte e sete línguas) e Consumido: Como o Mercado Corrompe Crianças, Infantiliza Adultos e Engole Cidadãos (Consumed: How Markets Corrupt Children, Infantilize Adults, and Swallow Citizens Whole), publicado em 2007 por W.W. Norton nos Estados Unidos e em sete edições estrangeiras.

Palestra no 3º Fórum Internacional Criança e Consumo

Crianças como cidadãos ou crianças como consumidores? O futuro da educação em um mundo interdependente

Vivemos em um mundo de marketing, comercialização e privatização, onde a ideia de bens públicos está desaparecendo e onde cidadãos públicos estão cada vez mais sendo considerados consumidores privados que compram serviços políticos de consultores que são políticos (no sentido de estarem envolvidos com as esferas de poder). Esta perspectiva neoliberal, hostil à democracia e ao bem público, propicia uma abordagem sobre as crianças não como cidadãs potenciais, mas como consumidoras em potencial e define como alvo de mercado um grupo cada vez mais jovem – crianças de um ano de idade são consideradas ‘alvos’ convenientes por marqueteiros buscando produzir a “próxima geração de viciados em compras leais às marcas” da qual a economia pós-moderna agora depende para se manter no negócio.

Vimos como a crise financeira global, embora tenha pressionado pessoas comuns (de uma maneira bem saudável) a reduzir gastos e poupar mais, de fato levou os governos a pressionarem em direção a MAIS gastos e MENOS poupança. Em uma economia que depende de gastos de consumidores, da produção e da venda de bens inesgotáveis que não são nem necessários nem desejados pela maioria das pessoas, existe um prêmio por fazer adultos gastarem impulsivamente, como crianças tendem a fazer, e por transformar crianças em adultos com volumosas carteiras e desejo de consumir.

Esses acontecimentos enfraquecem a cidadania, a democracia e a educação de cidadãos competentes e ponderados, capazes de fazer escolhas públicas inteligentes. São igualmente ruins para a economia a longo prazo uma vez que sustenta hábitos perniciosos de gastos e de consumo em excesso, que levaram à recente crise global financeira e recessão. Eles criam uma economia de falsas “necessidades” onde os ricos compram o que não precisam, ainda que o capitalismo ignore as necessidades reais daqueles com desejos palpáveis e nenhum dinheiro! Por exemplo, bilhões são gastos em água engarrafada em nações desenvolvidas que possuem água de torneira limpa, enquanto as necessidades de água limpa de 3 bilhões de pessoas em países em desenvolvimento são ignoradas.

Fonte: www.forumcec.org.br

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