Visite a exposição "Almeida Júnior: o homem e a natureza" no Quartel
Deleite-se com 20 obras originais do pintor ituano.
Deborah DubnerVeja as fotos desta notícia no Flickr
A exposição “Almeida Júnior: o homem e a natureza” está aberta no Regimento Deodoro, o “Quartel de Itu”, homenageando os 160 anos do nascimento do pintor ituano, além dos 400 anos de fundação da cidade.
Para Itu é uma grande conquista, visto que a última vez em que recebeu uma exposição do pintor foi em 1950, como parte das homenagens do Governo do Estado ao centenário de nascimento do artista.
A exposição apresenta 20 obras originais de José Ferraz de Almeida Júnior, selecionadas pela curadora Ana Paula Nascimento, que integram o acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Na mostra, que segue até 20 de junho, o público pode conhecer também a trajetória do pintor, por meio de uma cronologia ilustrada com reproduções de pinturas e de fotografias.
O evento cultural é fruto de uma parceira entre a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, através do Sistema Estadual de Museus (SISEM) e a Pinacoteca do Estado,em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Itu.
Almeida Júnior
O ituano Almeida Júnior (1850-1899) se tornou um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos, valorizando a temática regionalista e a beleza do seu povo. É na expressão singela do caipira picando fumo, ou na simplicidade de um violeiro tocando na janela que sua obra se revela, com luzes e matizes que só ele soube expressar.
Veja suas principais exposições, obras e significados!
Serviço:
Exposição: Almeida Júnior: o homem e a natureza
Curadoria: Ana Paula Nascimento
Data: 9 de maio a 20 de junho
Hora: de terça a domingo, das 10h às 16h30
Local: Regimento Deodoro – Quartel de Itu (Praça Duque de Caxias, 284 - centro)
Mais informações: (11) 4022-1184