Um pouco sobre a história do café
Deborah Dubner
A origem do café está associada aos árabes, que primeiro cultivaram a fruta. A região de Kafa, no Oriente Médio, parece ter sido o berço do café, tendo inclusive emprestado seu nome à bebida. Com o passar do tempo, o café passou a ser não só saboreado, como estudado em seus efeitos estimulantes e revigorantes. Através do comércio dos árabes com os europeus, o consumo do café foi se ampliando e, com as grandes navegações, chegou às Américas Central e do Sul.
O Café no Brasil
No final do século XVIII, o café estava chegando ao Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo: era o início da grande saga do café do Brasil. Alguns anos depois, na região de Campinas, porta de entrada para as áreas paulistas de "terra roxa", as plantações de café começaram a mostrar todo o seu potencial econômico.
Em pouco tempo, na metade do século XIX, São Paulo já aparecia nas listas dos grandes produtores e exportadores de café. As plantações foram se diversificando: os governos e os produtores começaram a investir em pesquisas para o melhoramento da espécie e para a criação de novas linhagens e no desenvolvimento de técnicas de plantio, colheita e beneficiamento.
As altas sucessivas do preço internacional do café, consequência da expansão do mercado norte-americano, foram empurrando e ampliando a cafeicultura para o Oeste, por todo o interior do Estado de São Paulo e adjacências. O volume de capital gerado e movimentado com a atividade cafeeira e com o estabelecimento das grandes fazendas modificou completamente o modo de vida das regiões produtoras e levou os "Barões do Café" a ocuparem lugares de proeminência na cena política nacional.
Em 1920, o Brasil passou a ocupar o primeiro lugar entre os países exportadores de café de todo o mundo, posição esta que manteve por muitos anos - e que ligou seu nome, de maneira definitiva, com a imagem do café.
Desde que atingiu seu apogeu no Brasil, com períodos de maior ou de menor crise, pode-se dizer que a cultura do café se manteve. Prosseguindo seu movimento de migração, o café passeou por muitas regiões, atingindo um pico impressionante em algumas delas e, rapidamente, entrando em declínio.
Hoje em dia, o cultivo do café avança, conquistando uma altíssima qualidade, já reconhecida pelo mercado internacional.