Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Memórias de uma Comunidade Católica

Livro apresenta Irmandade do Santíssimo Sacramento de Itu.

Crédito: capa Memórias de uma Comunidade Católica
O autor João de Almeida Neto apresenta a história da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Candelária de Itu

O livro “Memórias de uma Comunidade Católica”, de autoria do ituano João de Almeida Neto, apresenta detalhes da história da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Candelária de Itu.

Lançado em 20 de novembro de 2010, na Igreja da Matriz, com edição da Ottoni Editora, é agraciado com comentário do Monsenhor Durval (orelha) e prefácio do Arcebispo de Juiz de Fora/MG, Dom Gil Moreira.

No livro, o autor relata através de uma farta pesquisa em livros e testemunhos, que a Irmandade da Matriz possui 331 anos, diferente do que se supunha até então, quando se acreditava que ela tinha cerca de 200 anos. Outras irmandades também atuantes em Itu datam de épocas bem mais recentes, como as Irmandades São Judas Tadeu (1984) e São Luiz Gonzaga (2000).

Almeida Neto, conforme escreve na apresentação do livro, explica que tem como intuito manter viva a memória da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Candelária de Itu, pois ela é parte integrante das cerimônias religiosas e da história da cidade.

Em sete capítulos e vários anexos que conferem à obra autenticidade e um amplo trabalho de pesquisa, o leitor pode perceber a importância que essa Irmandade teve na história e na preservação cultural e material de Itu.
 

Memórias de uma Comunidade Católica
Autor: João de Almeida Neto
Edição 2010
205 páginas
Mais informações: (11) 4022-5309 - Ottoni Editora – Itu/SP
 

Comentários