Turismo

Publicado: Quarta-feira, 25 de maio de 2011

Gruta da Pedra da Asa Delta em Itu/SP

Crédito: Fabiano Kelleros Rodrigues Gruta da Pedra da Asa Delta em Itu/SP
Amplo salão da Gruta da Pedra da Asa Delta

Gilson Tinen e Ericson Cernawsky Igual (Ovo)

Gruta da Pedra da Asa Delta está inserida na parte superior do mesmo maciço
granítico que abriga a Gruta do Riacho Subterrâneo, possuindo Projeção Horizontal de 58 m, Desenvolvimento Linear de 62 m e Desnível de 8 m. O acesso se dá através de uma trilha que contorna o maciço pelo seu lado direito. Esta Gruta, por si só, impressiona pelas suas grandes dimensões, característica esta não muito frequente nesta litologia.

Os grandes matacões estão disposto de maneira a formarem um amplo salão em “X”. Digno de nota, existe uma disjunção esfeirodal de formato triangular preso no alto da fenda de entrada. Estas disjunções ou descamamentos esfeirodais também são conhecidas por “acebolamento” e são causadas pelo alívio de pressão conjugado com as intempéries que provocam desagregação das camadas superficiais do granito. Disto decorre o formato arredondado dos matacões.

Do interior de um dos salões da Gruta do Riacho Subterrâneo é possível avistar o enorme bloco granítico que forma o teto da Gruta da Asa Delta. Estas duas grutas estão bastante próximas uma da outra e foram conectadas por linha de trena a fim de conferir maior precisão no georreferenciamento, assim evitando erro de sobreposição no CNC/SBE.

*Texto do Boletim Eletrônico do GPME - Grupo Pierre Martin de Espeleologia

Comentários