Therion e a Gruta do Riacho Subterrâneo, Itu/SP
Jéssica FerrariDennys Corbo
Gruta do Riacho Subterrâneo, localizada em Itu-SP, revelou-se ser uma caverna espectacular sob o ponto de vista de sua complexidade. Com os trabalhos topográficos nesta gruta iniciados em junho de 2009, apenas em maio de 2010 tivemos a real idéia de sua grandeza e de sua intrincada rede de condutos. No momento em que escrevo este artigo, os números da Gruta do Riacho Subterrâneo são: 1.850 metros de linha de trena obtidos a partir de 506 bases topográficas e 549 visadas. A gruta é extremamente labiríntica, com dezenas de poligonais fazendo parte de sua topografia: 45 até este momento!
Seu desenvolvimento ocorre em diversos planos e a concentração de sobreposição de condutos é altíssima, característica incomum em outras litologias e mesmo em outras cavidades graníticas. A solução encontrada para elaborar o mapa desta gruta foi utilizar o programa Therion para gerar as laterais dos condutos, vez que o aplicativo apresenta boa solução para a representação gráfica das sobreposições.
Posteriormente, o desenho final será tratado no Adobe Illustrator. A integração destes dois programas permitirá lidar com a problemática do labirinto em 3D (Therion) e representar da melhor maneira possível as singularidades e o desenvolvimento desta importante caverna.
*Texto do Boletim Eletrônico do GPME - Grupo Pierre Martin de Espeleologia