Miriam Benayoun
Uma sonhadora realizadora que tem feito muito por Itu.
Deborah DubnerMiriam Benayoun nasceu em 06 de janeiro de 1938, filhas de pais imigrantes da Rússia, que aqui chegaram encontrando liberdade, calor humano e prosperidade. Vindos das frias estepes da Rússia aqui encontraram a exuberância da terra e do povo. Graças à visão de seus avós a geração de Miriam Benayoun, a 1ª nascida no Brasil, escapou aos horrores da 2ª guerra mundial.
Passou sua educação básica no Colégio Rio Branco, do primário até faculdade, onde absorveu os valores éticos da comunidade Rotariana, juntamente com a ética judaica que lhe inculcou o valor da caridade. Concluiu o curso de filosofia na Universidade de São Paulo ao mesmo tempo em que trabalhava como reporter do Jornal Última Hora, sob a direção do inesquecível Samuel Wainer.
Casou-se em 1959 com Jacques André Benayoun, francês de nascimento, naturalizado americano, com quem viveu os melhores 52 anos de sua vida. Morou nos Estados Unidos por 11 anos onde seus dois filhos brasileiros, Roger e Daniel, foram criados até a idade de 14 anos.
Em Nova Yorque trabalhando na firma Van Clif&Arpels e fez o curso de literatura inglesa no Queen’sCollege. Voltando ao Brasil, fundou juntamente com seu marido uma empresa de vitrais, tornando-se um dos maiores fornecedores de vitrais religiosos do Brasil.
No ano 2000 foi fundada a Assatemec por um grupo de cidadãos ituanos interessados na continuidade da obra musical deixada em Itu, pelo maestro Eleazar de Carvalho, durante os festivais de música, constatou-se então a carência em Itu de um teatro e o grupo então, decidiu dedicar-se a construção do TEMEC – Teatro Maestro Eleazar de Carvalho, juntamente com uma Escola de Formação Musical Erudita, gratuita para jovens e crianças de famílias de baixa renda, e assim foi feito.
Miriam decidiu que aquela era a hora de dar de volta a esse extraordinário povo brasileiro, um pouco do muito que o Brasil deu aos seus pais e avós. Como se diz em inglês era a hora do “Pay Back”.
Miriam tem se dedicado nos últimos 12 anos a implementação dos objetivos da Escola de Música, com a criação da OFI – Orquestra Filarmônica de Itu, Orquestra Preparatória, Grupos de Música de Câmara e a difícil administração da entidade com poucos recursos financeiros.
Entre 2011 e 2012 a entidade colocou cerca de quinze de seus alunos nos departamentos de música da UNICAMP e da USP. Enviou três alunos para uma turnê de 28 dias pela China integrando a YOA – Young Orchestra of the Américas. A maior orquestra jovem do mundo, sob a direção musical de Plácido Domingos. Enviou dois alunos para Veneza para a Máster Classes sob a direção da maestrina Elizabetha Maschio, mundialmente reconhecida.
Hoje o trabalho sociocultural da entidade é reconhecido pela Sociedade Ituana, pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura.
No ano de 2013 será iniciada a construção da Escola de Música Eleazar de Carvalho em terreno, junto ao Teatro, cedido em comodato pela Prefeitura da Estância Turística de Itu, para isto a atual Diretoria da Assatemec conta com empenho de toda Sociedade Ituana como foi feito para a construção do teatro.
Miriam Benayoun vê em cada aluno da ASSATEMEC que passa a ganhar a vida como músico profissional, a realização de um sonho compartilhado entre ela e o aluno. Como a vitória de um filho.