A obra "Cesário Motta Júnior - Paladino da Educação" foi lançada dia 25 de setembro
A obra "Cesário Motta Júnior - Paladino da Educação" foi lançada na última quinta-feira, 25 de setembro
Do emérito Professor
João dos Santos Bispo - Itu
... "O ilustre acadêmico Dr. Erasmo Figueira Chaves, senhor de um estilo muito peculiar ao escrever as suas impressões de leitura e emitir os seus conceitos de vida, soube cumprir com altanaria a exigência estatutária do elogio do patrono de sua cadeira na Academia Ituana de Letras, honrando sobremaneira a imperecível memória do ínclito republicano e excelso educador que foi o Dr. Cesário Motta Júnior."
Professor João dos Santos Bispo
RESUMO DO PARECER REFERENTE À PESQUISA DO IR:. ERASMO FIGUEIRA CHAVES SOBRE A VIDA E A OBRA DO IR:. CESÁRIO MOTA JR. PELO PROFESSOR RICARDO MÁRIO GONÇALVES DA SECRETARIA DE CULTURA DA GLESP E MESTRE CATEDRÁTICO DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA DA USP ENTRE 1990 E 1995:
"Trata-se de importantíssima pesquisa inédita sobre a vida e a obra de Cesário Motta Jr., ilustre educador, homem público e maçon paulista, fundamentada em documentos primários, originais e realizada com o espírito crítico e a metodologia rigorosa que se exige de um historiador. É um trabalho que acrescenta conhecimentos novos no campo da Historiografia Maçônica Brasileira e não uma estéril repetição de dados já pesquisados por outrem, como tantas que são publicadas por aí, sem outra utilidade que a de inflar o ego de seus autores. Recomendamos calorosamente a publicação deste trabalho sob a égide do selo da GLESP, inclusive para servir de estímulo e modelo a outros Iir:. que pretendam se dedicar à pesquisa da História Maçônica. Cabe uma observação de passagem sobre o estilo peculiar do autor, que lembra, com seus longos períodos, o do Prêmio Nobel de Literatura José Saramago"...
Professor Dr. Ricardo Mário Gonçalves, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP de 1990 a 1995, membro da Grande Secretaria de Cultura da GLESP, exarando abalizado e valioso parecer referente à pesquisa realizada.
Síntese analítica do Professor Jonas de Souza,
Pesquisador do Museu Republicano "Convenção de Itu"
Erasmo Figueira Chaves é um arguto estudioso da formação social e cultural de São Paulo. Ao desvendar os meandros das instituições culturais e educacionais da província no século 19 deparou-se com a figura imensa de Cesário Motta Júnior, patrono da sua cadeira na Academia Ituana de Letras. Dados os primeiros passos no emaranhado de textos e documentos que testemunham a trajetória do grande líder republicano, não lhe sobraram dúvidas quanto à abordagem a ser explorada no discurso protocolar de saudação ao patrono: a elucidação do pensamento e da prática política de Cesário Motta Júnior no campo da Educação.
Nesta apresentação do produto da empreitada de Erasmo Figueira Chaves, desejo ressaltar algumas das questões que vejo como fundamentais para a inteligibilidade das teorias e práticas de Cesário Motta Júnior...
...O estudo de Erasmo Figueira Chaves ressalta essa dimensão da figura de Cesário Motta Júnior, o educador. Por outro lado, o autor destas páginas traz nova contribuição para a compreensão do papel do eminente republicano paulista ao dissipar dúvidas quanto à ideologia que informa a sua prática política.
Jonas Soares de Souza
Pesquisador do Museu Republicano "Convenção de Itu"
UM MARCO CULTURAL
"Oh! bendito aquele que semeia livros - C. Alves"
Dentro de um estilo, escorreito e original, Erasmo desliza, suavemente, sua primorosa pena, sobre os sólidos trilhos gramaticais, de uma linguagem, apurada pelas lides constantes de seu dia a dia, tão a seu gosto, como a literatura e o estilo camoniano, tão inteligentemente amalgamado com o mais purificado sabor da última e mais bela "flor do Lacio".
O autor de mais essa bela jóia da literatura maçônica, mesmo se arriscando a redigir sobre um tema, já amplamente divulgado, a biografia de um dos mais admirados e maiores personagens da Educação na literatura brasileira, consegue ser inédito, sem vazias metáforas e sem a baixaria do apelo à pobreza literária da tão ridícula e tão descartável pornografia que, pulula no "bas-fond" cultural.
Erasmo, aquele jovem idealista, cujo estro cultural, tão contagiante e tão exemplar nos meios mais eruditos, comprova, convincentemente, o valor da existência das escolas de aperfeiçoamento social, humanista e de letras em geral, assim o testemunham as Academias de Letras, como a exemplária "Academia Paulistana Maçônica de Letras", tão magistralmente conduzida por sua pujante batuta.
Lacerda Junior