Educação

Publicado: Segunda-feira, 25 de junho de 2007

Barbatuques passou o dia em Itu

Foram feitas 13 oficinas e 2 pocket shows no Almeida Júnior

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br Barbatuques passou o dia em Itu
Os Barbatuques hospedaram-se no Gandini Hotel
Contagiar e colorir o mundo com o som do corpo é o que o Grupo Barbatuques gosta de fazer. E como faz bem!
 
No dia 18 de junho, o grupo “Barbatuques” chegou em Itu, e hospedou-se no Hotel Gandini. No dia seguinte, 19, acordou cedinho e foi para o Colégio Almeida Júnior, onde ministrou 13 oficinas para os alunos, professores e pais do colégio. Alunos do Infantil ao Ensino Médio participaram das oficinas, que duraram cerca de uma hora e meia cada uma, conduzida por 8 “oficineiros”, dois para cada turma. Foi a primeira vez que  Barbatuques fez uma oficina desse porte, envolvendo toda a escola."Foi uma experiência muito rica para todos nós, integrantes do Barbatuques, afirmou Fernando Barba, criador e mentor do grupo.
De manhã, o grupo fez uma performance de 15 minutos (Pocket Show) para os alunos do Fundamental II e Ensino Médio. Assista a mais um vídeo! Logo após o show, foram ministradas 6 oficinas para todas as turmas. A manhã contou também com uma coletiva de imprensa, na qual Fernando Barba deu uma entrevista contando sua história e a do grupo. As oficinas e o show foram também filmados pela rede de televisão SBT e deverá passar às 19 horas do próximo sábado.
 
No período da tarde o trabalho seguiu a mesma linha: um pocket show e 6 oficinas, para as turmas do Infantil e Fundamental I, que saíram “barbatucando” pelos corredores da escola.
 
De noite, Barba ofereceu uma oficina para os professores do colégio, alguns pais e convidados. Assim, o que os alunos vivenciaram pôde ser entendido, com a perspectiva de ser incorporado à sala de aula, de acordo com cada professor. “Despertar no indivíduo o potencial transformador do som do corpo, expandindo essa experiência e aproximando culturas e pessoas, é sempre o nosso objetivo, tanto nas oficinas como nos shows”, explicou Barba.
 
Esta foi a primeira vinda do grupo para Itu. “Queremos voltar e aprofundar esse projeto com os integrantes do Colégio Almeida Júnior, que nos receberam calorosamente e já se tornaram nossos parceiros”, afirmou Barba.
 
O “Barbatuques” é reconhecido internacionalmente e já se apresentou em dezenas de shows no Brasil e na Europa, tem 2 CDs de autoria própria e possui um trabalho inovador e diferenciado, baseado na exploração dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano. 

Dentre as oficinas já realizadas, destacam-se: Colégio Santa Cruz, Colégio Humboldt, Colégio Graded, Cultura Inglesa, Fundação Bradesco, Instituto Itaú Social, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Goiânia, Instituto Pão de Açúcar, Fundação Ayrton Sena, Projeto Tim Música Nas Escolas, Universidade Federal de São João Del Rey, Fundação Salvador Arena.
 
A vinda dos Barbatuques ao Colégio Almeida Júnior vem de encontro à sua proposta pedagógica, que está amplamente apoiada na aprendizagem coletiva e incentivo à diversidade. O grupo Barbatuques se diferencia por ser único, por ser multicolorido e por trazer aos participantes um aprendizado solto, surpreendente, cheio de descobertas lúdicas e integrativas, reunindo corpo e mente através da música corporal.
 
Esta é mais uma inovação que o Colégio Almeida Júnior proporcionou para a comunidade ituana, trazendo para a cidade um grupo artístico que sabe como viver o “Mais da Vida”, slogan do colégio.

Leia mais: www.barbatuques.com.br

Comentários