Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 29 de março de 2010

Chuva atrapalha tradicional Procissão de Passos

As imagens não percorreram as ruas da cidade!

Crédito: Jéssica Ferrari / www.itu.com.br Chuva atrapalha tradicional Procissão de Passos
Apesar do imprevisto, a cerimônia seguiu seu cronograma

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Por Jéssica Ferrari

A chuva atrapalhou a peregrinação das imagens da Procissão de Cristo pelas ruas centrais de Itu, no dia 28 de março. Para evitar o desgaste das imagens e do público presente, o Frei Antonio Sílvio da Costa Júnior, realizou o evento dentro da Igreja do Carmo, de onde a Procissão teria início. “Mesmo não percorrendo as ruas, conseguimos alcançar o objetivo da procissão, e relembrar o caminho de Jesus ao calvário”, afirma o regente do coral da igreja, Carlos Roberto da Silva.

Apesar da mudança, a cerimônia seguiu seu cronograma com a apresentação dos sete Passos, e o Sermão do Calvário pregado pelo Prior do Carmo, Frei Antonio. O Coral Vozes de Itu também se apresentou executando os motetes escritos pelo compositor José Mariano da Costa Lobo (1881), especialmente para a ocasião.

Realizada desde o século XVIII, a Procissão de Passos é organizada pela comunidade do Carmo. Diferente de algumas cidades, em Itu os sete passos de Jesus são representados por paradas feitas em casas de famílias católicas, onde altares são montados a fim de contemplar os momentos da Via Sacra.

Jéssica Ferrari / www.itu.com.br

Comentários