Cotidiano

Publicado: Domingo, 9 de janeiro de 2011

Chuvas causam mais estragos em Itu no final de semana

Informações de cidadãos ituanos chegam pelas mídias sociais.

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br Chuvas causam mais estragos em Itu no final de semana
Rio subiu e deixou marcas do temporal na marginal, uma das principais avenidas de Itu

Por Deborah Dubner

São Pedro não tem ajudado, e Itu mostra não estar preparada para enfrentar tanta água. No dia 05 de janeiro, quarta-feira, imagens impressionantes foram registradas pelos moradores de vários bairros como o Centro, Vila Gardiman, entre outros. A reportagem, publicada por nossa equipe em 06 de janeiro, já chega a 2.300 acessos e cerca de 20 depoimentos de cidadãos ituanos sobre a chuva e suas histórias.

Mas infelizmente não parou por aí! No sábado seguinte, dia 08, Itu teve inúmeros pontos de alagamento. E nas mídias sociais, choveu informações! O itu.com.br, que pratica o jornalismo 2.0 há muitos anos,  ficou em contato com os leitores através do portal, Facebook e Twitter, coletando depoimentos, vídeos e fotos da população. Esse canal está sempre aberto para divulgar qualquer assunto que possa ajudar a população e a cidade.

Twitter – #chuva por todos os lados de #itu

Quem botou a boca no trombone (ou melhor, no twitter) e pediu ajuda da imprensa e do poder público foi @miriamduarteitu, uma de nossas entrevistadas na matéria anterior, que mostrou imagens de sua casa completamente alagada. Veja o vídeo!

Daniel Zanella registrou no seu twitter @danzanella “Olha a chuva aqui no SESI em #Itu Veja video! E também mostrou foto do piscinão: “Todos os Piscinões inclusive atrás de casa transbordaram! #chuva # itu”.

Nosso jornalista Renan Pereira (@RenanPereira) acompanhou também as informações ao longo da noite: “A Avenida Eugenn Wissmann está alagada e com um container de lixo no meio da rua... #Itu (via @afcroedel) e “A av. Galileu tem 2 postes caídos e a marginal parece rua de sitio só terrão!” #Itu (via @pedrolnp).

A jornalista Sarah Vasconcelos (@sa_vasconcellos) registrou uma curiosidade no seu twitter pessoal: “E o comércio não para em #Itu...até no meio do temporal!” Veja foto!

E enquanto Carol Rizzi (@ca_rizzi) compartilhava seus pensamentos e preocupações “Mais um dia tenso de chuva em #itu! Fico imaginando como estão as famílias que já perderam tudo na quarta... e torcendo pelo seu bem estar!” ela teve uma resposta de Sarah, que deixou registrada sua emoção ao cobrir a chuva: “@ca_rizzi Carol...eu chorei de ver a situação do pessoal da Santana! TRISTEZA!”

André Roedel  (@afcroedel), colunista de esportes no itu.com.br, deu a dica em seu tweet: “E as ruas de #Itu estão alagadas... Temporal fez estrago!”. Roedel indicou o link do vídeo de Cassiano, postado em seu canal pessoal no Youtube.

Youtube – casa alagada e piscinão que transbordou

Cassiano, outro morador de Itu que mantém o canal sflewers no Youtube, registrou indignado: “Novamente a chuva forte castiga os moradores da cidade de Itu. Minha casa já encheu duas vezes e tenho já um processo ganho na justiça e outro em andamento, essa é nossa cidade, nossa prefeitura, nossa Águas de Itu. O estrago aqui foi menor que no centro, a rua Santana? Lá sim, muitos perderam TUDO.” Veja o vídeo!

Outro vídeo nos chegou através do canal Fale Conosco, enviado pelo leitor José Benedito de Camargo e postado no seu canal pessoal no Youtube. As cenas do piscinão que transbordou impressionam. Veja o video! 

Facebook – impermeabilização às pressas?

Pela página do itu.com.br no Facebook, o leitor Cando Luis, também colunista do portal, opinou sobre uma foto que nossa equipe tirou da marginal após o temporal: “Essa cena infelizmente será comum nessa época do ano... Volto a frisar, isso é consequencia da nova impermeabilização feita às pressas na cidade,  sem um sistema de escoamento de águas pluviais eficiente e com capacidade de evasão que suporte.”

Fale Conosco – garoto do bem

Pelo nosso canal direto com o cidadão – Fale Conosco – chegou um depoimento emocionante da leitora Mercia Silva Machado, mostrando que no meio da diversidade, sempre há pessoas com iniciativa e bondade para ajudar: “Hoje, 08 de janeiro, a chuva mais uma vez foi violenta. Chegou a arrastar muitos paralelepípedos para a Rua Bartolomeu Tadei. Avistei da minha residência um comportamento digno de elogios. Os paralelepípedos impediam a passagem dos carros e eis que um garoto, magro, por volta de uns 13 anos, retirou todos eles da rua, debaixo de chuva para que os carros pudessem passar. Parabéns, garoto, com certeza você será muito bem sucedido em sua vida! Garoto de atitude e atitude para o bem!” Divulgamos esse depoimento também no Facebook.

Marlene Tozzi, ao ler esse depoimento no Facebook, comentou: "Parabéns mesmo! Onde moro ,ao contrário, a estrada do Pinheirinho está intransitável, devido às chuvas e na estrada que nós, do Monte Verde, usamos, que

Jéssica Ferrari / www.itu.com.br
Vídeo gravado no bairro Jardim das Rosas por um celular
Comentários