Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 12 de junho de 2009

Corpus Christi reúne milhares de fiéis em Itu

Apesar de temer a volta da chuva, o povo não desanimou.

Crédito: Marília Monteiro / www.itu.com.br Corpus Christi reúne milhares de fiéis em Itu
Os grupos que confeccionam os tapetes começaram mais tarde devido à chuva

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O evento do Corpus Christi reuniu milhares de fiéis na quinta-feira, 11 de junho, não só em sua procissão, mas também na confecção dos tapetes que a antecedeu.
 
A tradição católica acontece em Itu há mais de 40 anos, e ocorreu com sucesso, apesar do pequeno atraso para começar a montagem dos tapetes, devido à chuva, que contradisse a lenda popular de “nunca chover em dia de procissão de Corpus Christi”.
 
Os grupos, que fazem os tapetes de serragem, casca de ovo, pó de café, milho (até pipoca) e outros materiais reciclados, começaram agir às 9h30 da manhã, ao invés das 5h30, como é de costume. Acanhados, aos poucos foram chegando e ocupando seus lugares, mas o receio permaneceu até o final da montagem.
 
Sem mais chuva, as ruas do centro da cidade estavam enfeitadas e às 15 horas a santa missa iniciou, com a participação dos corais da Igreja do Carmo e da Igreja São Luís. A procissão aconteceu seguida da missa, às 16 horas, com Monsenhor Durval de Almeida levando o ostensório contendo o Santíssimo Sacramento, e sendo finalizada em frente à Igreja Matriz, onde juntos, os fiéis receberam a bênção do Santíssimo Sacramento.
 
“Acho o Corpus Christi um movimento religioso muito importante, é um dos marcos da tradição religiosa que Itu vive, mas apesar de fazer parte da cultura, dá dó pisar nos tapetes que são tão trabalhosos de se fazer”, relata Léo Rodrigues, 23, ajudante na confecção dos tapetes.

Marília Monteiro / www.itu.com.br
Fiéis em frente à Igreja da Matriz no final da procissão
Comentários