Falta de água em Itu: Malu Ribeiro comenta o problema na cidade
Coordenadora da Rede das Águas convida à reflexão!
Jéssica FerrariA coordenadora da Rede das Águas, Malu Ribeiro, concedeu entrevista à equipe do Itu.com.br na tarde de 30 de julho e comentou sobre a situação da falta de água enfrentada pelos ituanos desde fevereiro deste ano. Para a especialista, este é um momento de reflexão sobre nossas atitudes e de ações em conjunto que busquem alternativas para solucionar o problema que atinge também outras cidades do país.
A coordenadora lembra que a região acabou tendo um crescimento econômico muito intensivo ao longo dos anos. Por outro lado, poucas ações foram feitas para acompanhar este aumento. “Nós crescemos a demanda por água na região de 6 a 8X e nossos sistemas de abastecimento, nossas reservas continuaram as mesmas”, explica Malu. Para ela, todo o país demorou muito para reconhecer a importância das mudanças climáticas.
As previsões para o próximo ano indicam que a estiagem seguirá, e que é urgente alterar comportamentos e tomar medidas eficazes como a construção do reservatório do Piraí, obra que deverá beneficiar Itu, Salto e Indaiatuba.
A coordenadora conta que a SOS Mata Atlântica vem trabalhando há décadas em um programa de restauração de mata ciliar no Centro de Experimentos Florestais – Brasil Kirin situado em Itu, para recompor as nascentes, apostando que o reservatório será construído e com isso teremos um grande manancial.
Segundo Malu, a união entre todos é essencial para enfrentar o problema e encontrar alternativas. “Neste momento de crise extrema nós temos que economizar, e colocar a água na agenda política, na pauta da cidadania. Ou seja, é a nossa prioridade. A gente não vive sem água”, alerta.
Confira o vídeo completo:
Malu Ribeiro |