Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Gincana dos Garçons chega à oitava edição

Mais de 40 profissionais participaram da competição.

Por Lilian Sartório

A Gincana dos Garçons de Itu foi realizada nesta terça-feira, 13 de agosto, pelo oitavo ano consecutivo. Mais de 40 garçons, conhecidos pelos frequentadores de restaurantes, bares e lanchonetes e 3 garçonetes participaram das disputas.

Um dos organizadores do evento, Antonio Cardoso da Silva, o garçom Batata, do Tonilu, conta que se inspirou nas gincanas paulistanas, que aconteciam na Avenida Paulista para criar a Gincana do Garçom de Itu. “Pensei em trazer este evento para Itu, que é um Centro Gastronômico, com várias opções de restaurantes”.

Batata é garçom há 28 anos, sendo que trabalhou 10 anos em São Paulo e 18 anos no Tonillu, em Itu. “O Encontro de Garçons já acontecia na cidade, mas a gincana foi uma novidade. A primeira aconteceu em 1997, e foi inspirada no trabalho dos garçons”.

O Dia do Garçom é comemorado em 11 de agosto, mas, como a maioria dos garçons tem folga na segunda, este ano o dia 13 foi escolhido para a gincana. 

Encher a bexiga até estourar, carregar uma bandeja com uma garrafa d’água, encher um copo e levar até a mesa dos juizes, tudo em alta velocidade e sem derrubar nada são alguns dos desafios que testam as habilidades dos melhores garçons.

Este ano, a gincana contou com a participação de três mulheres, o maior número da história da competição. A garçonete Leonora Pereira de Souza, do Buffet Imperial, foi o grande exemplo para as outras participantes, pois participou também nos anos anteriores, concorrendo com os homens. Leonora, que é garçonete há oito anos, ganhou o primeiro lugar na competição feminina, seguida de Mônica Justino, do restaurante do Hotel San Raphael e Nereide Pereira de Souza, que também é garçonete do Buffet Imperial.

Mônica Justino teve incentivo do Maitre Élio Júlio Marques, um dos organizadores do evento, que também trabalha no Hotel San Raphael.

Na categoria masculina, os ganhadores foram: em 1º lugar, William Rodrigues de Oliveira, garçom do Buffet Imperial, em 2º, Carlos Roberto de Souza, da Lanchonete e Pizzaria do Parreirinha e, em 3º lugar, o garçom Fabiano César Pereira Alves, do Rancho da Picanha.

O garçom do ano, escolhido entre vários restaurantes da cidade foi Luiz Carlos da Silva, que trabalha no Rancho da Picanha e na Pizzaria Choupana. Luiz já participou da Gincana quatro vezes e sempre conquistou um lugar no pódio. “Ser o garçom do ano é um grande incentivo ao meu trabalho, que exerço há 20 anos. Ter o trabalho reconhecido é uma grande força para trabalhar mais e melhor”, afirma Luiz.

Comentários