Império de Casa Verde homenageia Itu e fica com a sétima posição
A escola foi a penúltima a desfilar no sambódromo do Anhembi.
Renan Pereira
Por Renan Pereira
A Império de Casa Verde ficou na sétima posição no Carnaval paulista de 2010, apresentando o enredo "Itu, Fidelíssima Terra de Gigantes". A escola foi a penúltima a entrar na avenida na madrugada do dia 14 de fevereiro (domingo), no sambódromo do Anhembi, em São Paulo. A Rosas de Ouro foi a campeã e a Mocidade Alegre ficou em segundo lugar.
O Tigre teve a difícil missão de contar a história dos 400 anos da cidade de Itu em pouco mais de dois minutos do seu samba-enredo. "A importância histórica foi a marca do desfile, a economia e a política também. É a importância geológica e científica da cidade de Itu para o mundo", disse à nossa equipe de reportagem o carnavalesco da escola, Marco Aurélio Ruffinn.
Apesar de não ter atingido o seu objetivo principal (o título), o Tigre fez bonito no sambódromo e encantou os foliões em várias passagens do desfile. Destaque para o carro abrealas: o tigre da escola veio acompanhado de uma simulação de neve.
As alegorias relembraram momentos importantes da história e do desenvolvimento de Itu. Das personalidades que desfilaram pela escola, o destaque ficou por conta da rainha da bateria Gracyanne Barbosa. A modelo deu show de exuberância e mostrou ter muito samba no pé.
Confira aqui um trecho do desfile:
Confira as posições das demais escolas:
1º Rosas de Ouro
2º Mocidade Alegre
3º Vai-Vai
4º Mancha Verde
5º Gaviões da Fiel
6º Unidos de Vila Maria
7º Império de Casa Verde
8º Acadêmicos do Tucuruvi
9º X-9 Paulistana
10º Pérola Negra
11º Águia de Ouro
12º Tom Maior
13° Imperador do Ipiranga
14º Leandro de Itaquera
Na apuração dos desfiles foram avaliados os quesitos bateria, comissão de frente, alegorias e adereços, enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo e harmonia, com um total de cinco jurados por categoria. A maior e a menor nota foram descartadas.
A Nenê de Vila Matilde foi a campeã no grupo de acesso e volta para o grupo especial, assim como a Unidos do Peruche, que ficou em segundo lugar. Já as duas últimas colocadas do grupo especial, Imperador do Ipiranga e Leandro de Itaquera, foram rebaixadas e disputarão o grupo de acesso no ano de 2011.
O título
Depois de 15 anos de espera a Rosas de Ouro venceu o carnaval 2010 em votação apertada. A vitória só veio no último quesito, Comissão de Frente, e a diferença para a vice-campeã foi de apenas 0,25 pontos.
A Escola contou a história do cacau desde povos antes de Cristo até a fábula de Willy Wonka, retratado no filme "A Fantástica Fábrica de Chocolates". A Mocidade Alegre esteve à frente do placar durante toda a apuração e somente nos quesitos finais a Rosas de Ouro conseguiu reverter a situação.