Jornal centenário A Federação digitaliza seu conteúdo
A iniciativa partiu do empresário Mylton Ottoni.
Guilherme MartinsVeja as fotos desta notícia no Flickr
O jornal ituano "A Federação" digitalizou todo o seu conteúdo. Um dos objetivos era garantir a segurança das informações, já que o jornal centenário reúne a história de Itu. O outro, tornar as informações mais acessíveis ao público de estudantes e pesquisadores que estão fora da cidade.
O evento comemorativo do lançamento ocorreu no dia 30 de setembro, no auditório do SINCOMÉRCIO. A iniciativa partiu do empresário Mylton Ottoni, que coordenou todo o trabalho de digitalização, e contou com o apoio de vários empresários de Itu.
De acordo com a presidente da Associação Sâo Paulo da Boa Imprensa (Aspabi), Ditinha Schanoski, o segredo da longa vida do exemplar vem dos colaboradores e voluntários abnegados e fiéis, que construíram essa respeitável história dentro do campo jornalístico de nossa cidade ininterruptamente, há 105 anos. “Era um sonho de muitos que hoje se torna realidade graças à colaboração de grandes heróis do passado e do presente”, afirmou.
Alan Dubner / www.itu.com.br |
História
No dia 3 de maio de 1905 foi publicada a primeira edição do jornal "A Federação", fundado pelo Padre Elisiário de Camargo Barros com a colaboração dos doutores Augusto César de Barros Cruz, Luiz Gonzaga Novelli, Francisco Nardy Filho, Manoel Maria Bueno e Antonio Nardy Neto.
Com 5.366 edições publicadas, é o mais antigo veículo de imprensa religioso em funcionamento de que se tem notícia. Contando sempre sobre a história do Brasil, da igreja católica, da língua portuguesa, da imprensa, da propaganda e principalmente a história de Itu.
Atualmente o jornal é voltado à comunidade como um todo, com várias editorias que englobam os interesses do leitor.
Alan Dubner / www.itu.com.br |
Alan Dubner / www.itu.com.br |