Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 14 de maio de 2009

Paisagismo: o poder do verde em nossas vidas

Uma cor especial e capaz de trazer energias positivas.

Crédito: Camila Bertolazzi / www.itu.com.br Paisagismo: o poder do verde em nossas vidas
O uso de caminhos de madeira ou pedra, bancos, quiosques e fontes são recursos que quebram a monotonia

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Por Camila Bertolazzi
 
Está errado quem ainda pensa que para ter uma casa “verde” é preciso morar no campo. Hoje o paisagismo se funde às construções. O verde realça as formas, disfarça as imperfeições e se apresenta como um grande aliado para valorizar e humanizar estabelecimentos comerciais e residenciais, tornando lojas e casas mais atraentes.
 
“O verde é capaz de amenizar a rigidez de um local de trabalho, criando ambientações mais acolhedoras, contribuindo para o aumento da produtividade pelo efeito tranquilizante que as plantas causam nas pessoas”, afirma Mara Condolo, proprietária da MC Paisagismo.

Camila Bertolazzi / www.itu.com.br

A empresária Elizabeth de Fátima Moraes concorda, e acredita que esse mesmo efeito positivo também acontece no ambiente familiar. “A natureza me acalma. Quando eu estou estressada, logo penso em me misturar às plantas, pois elas transmitem paz e tranquilidade”, conta.
 
Elizabeth mora em uma chácara toda gramada e cercada pelo verde, com espaço para plantar grandes árvores. Já a dona de casa Maria José de Carvalho tem uma casa no centro da cidade, mas mesmo assim trouxe para perto dela a beleza do paisagismo. “Adoro viver rodeada por plantas; sempre que sobra um cantinho eu coloco uma”, conta.
 
Na área central da casa – num espaço com bastante luminosidade - Maria José construiu um jardim de inverno. “De onde eu estiver eu consigo ver e estar em contato com a natureza. Isso é muito importante”, salienta.
 
A escolha apropriada de espécies transforma lugares, muitas vezes sem perspectivas, em jardins convidativos, aconchegantes e charmosos. Mas eles requerem ainda mais cuidados. “Dentro da casa a luminosidade é comprometida e a ventilação nem sempre é suficiente, por isso a manutenção é maior”, explica a paisagista Mara.
 
Mas para criar um espaço especial que seja capaz de trazer energias positivas, não basta somente plantar, é preciso um profissional para criar, planejar e executar. Pois o paisagismo não são apenas jardins feitos através do plantio desordenado. Muito mais do que isso é a técnica artesanal, aliada à sensibilidade, que procura trazer a natureza para dentro de sua casa de forma harmoniosa e agradável.
 
Como um decorador que cuida da estética da casa, o paisagista faz o mesmo no jardim. “Muitas pessoas gostam do verde, mas não sabem como otimizá-lo dentro e fora de casa, ai entra um paisagista”, salienta a Mara Condolo. E completa: “Os profissionais da minha área oferecem orientação técnica e esclarecimentos na parte ‘estética. É diferente de pegar uma dúzia de plantas e colocar aleatoriamente no jardim”.
 
Para isso, este profissional tem um olhar abrangente do espaço e das ferramentas técnicas que lhe permitem criar ambientes apropriados para os mais variados fins. Diferente do jardineiro, que tem como seu principal objetivo as plantas, o paisagista além da vegetação, considera o ambiente total: clima, água, solo, cor, flora, fauna, infraestrutura local, textura e o usuário, entre outros aspectos. E para isso requer conhecimentos de botânica, ecologia, variações climáticas e estilos arquitetônicos. “O paisagista precisa descobrir os desejos de cada um para trazer a natureza um pouco mais perto, seja através de um jardim, um vaso ou uma pequena jardineira”, completa Mara.
 
O foco principal é a valorização da beleza das plantas, deixando de lado os amontoados de espécies, tendo cada planta o seu lugar onde pode ser observada como única. Para explorar a delicadeza dos jardins, Mara recomenda a utilização de caminhos de madeira ou pedra, bancos, pergolados, quiosques, fontes, entre outros elementos. “São recursos que quebram a monotonia e podem ser usados com muita criatividade”, explica.

“O ideal é fazer com que as pessoas observassem mais, direcionando o olhar para a beleza do paisagismo. E, além da estética, ter plantas adequadas para trazer a natureza para perto de você”, finaliza a profissional.
Comentários