Publicado: Sábado, 1 de novembro de 2008
Patrimônio Cultural de Itu foi tema de encontro
Cultura, Educação e Turismo se uniram para pensar a cidade.
Deborah DubnerO Instituto Cultural e o Museu da Música de Itu realizaram em Itu o primeiro encontro sobre o Patrimônio Cultural de Itu - Diálogo 2008. O evento ocorreu nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na sede do Sincomércio.
Na sexta-feira o salão ficou lotado, com a presença de representantes de vários segmentos, em especial estudantes de arquitetura. No sábado, muitas pessoas das áreas de educação, artes, turismo e cultura estiveram presentes, entre profissionais e estudantes de várias universidades.
A aluna de Educação Artística Débora Santiago Carvalho é de Capão Bonito e estuda em Itu. Ela participou do evento e conta que aprendeu sobre alguns pontos da cidade que ainda não conhecia. “O encontro foi voltado para a nossa profissão e focado no que a gente estuda, achei muito bom.”
O objetivo foi discutir assuntos pertinentes ao patrimônio cultural da cidade, envolvendo construções, museus, festividades, celebrações, instituições e o próprio patrimônio humano, através de costumes, crenças, rituais e relacionamentos. A discussão se ampliou na medida em que olhou para o patrimônio cultural através com uma abordagem multifacetária, sob o prisma da educação, turismo e cultura.
O palestrante Paulo César Garcez Marins (Museu Paulista - USP) salientou: “Para preservar o patrimônio imaterial é preciso tolerância e capacidade para lidar com as diferenças. Nós somos tudo isso: índios, nordestinos, imigrantes e tantos outros povos. Temos que fazer muito, dar espaço e estimular a riqueza da nossa diversidade. Pensar a nossa cultura em parâmetros democráticos.”
Sobre a questão da diversidade, a professora Maria da Glória Ramalho De Vecchi (Gogó) comentou: “Achei um evento inédito. Apesar de ter experiência na área, tudo o que ouvi hoje do palestrante Paulo César sobre Patrimônio Imaterial foi novidade. Acredito que a conscientização desse grupo formará multiplicadores e é esta a grande riqueza desta iniciativa: reunir tantos setores e construir uma unicidade a partir da diversidade de experiências e origens.”
O encontro teve como objetivo também reunir as entidades culturais e grupos de serviço da cidade para discutir propostas de ações conjuntas para 2009. A diretoria do Instituto Cultural de Itu entende que, "à medida que as entidades trabalham juntas, por propósitos comuns, ganham força de ação, divulgação e conscientização da comunidade como um todo".
Os temas abordados foram:
- Patrimônio Material, com o Arquiteto José Saia (IPHAN – SP)
- Patrimônio Cultural e sociedade em Itu, com o Engenheiro Jair de Oliveira (Instituto Cultural de Itu)
- Urbanismo e Plano Diretor, com o Arquiteto José Luís Porta (Murban - Campinas)
- A restauração de edifícios tombados, com o Arquiteto Alberto Magno de Arruda (Instituto Cultural de Itu)
- Patrimônio Imaterial: preservação e transformação, com o Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins (Museu Paulista - USP)
- Revalorização da cultura caipira e turismo em Itu, com Allie Marie Dias de Queiroz (Instituto Cultural de Itu)
- Festas profanas e religiosas em Itu, com a Profª. Maria de Lourdes Figueiredo Sioli (Instituto Cultural de Itu)
- A recuperação de um patrimônio musical, com o Prof. Luís Roberto de Francisco (Museu da Música – Itu/ Coral Vozes de Itu)
- Patrimônio Cultural e Educação, com Paula Bellintani Salvador (Instituto Cultural de Itu)
Na última parte do evento, houve um “Diálogo 2008” com as entidades culturais, com o objetivo de desenvolver uma plataforma de ações integradas pela valorização do Patrimônio Cultural de Itu.
Comentários