População protesta contra as más condições de trânsito no Padre Bento
Pedestres e motoristas sofrem com o congestionamento no local
Renan Pereira
Por Renan Pereira
Moradores do Padre Bento e pessoas que transitam diariamente pelo bairro estão indignados com as más condições de trânsito que envolvem os trechos da rua Praça Padre Bento e Avenida da Saudade. Se não bastasse a desorganização dos semáforos - que têm causado congestionamentos em horário de pico - pedestres também encontram dificuldades no dia-a-dia para cumprir o percurso no local.
O principal transtorno acontece no retorno da rua Praça Padre Bento para a Avenida da Saudade (sentido centro). Com o congestionamento desta - devido a um novo semáforo inaugurado por conta da Galileu Bicudo -, os condutores que tentam acessá-la acabam “estacionando” seus carros no meio da via (sentido Porto Feliz). Como consequência, a passagem para os motoristas que seguem no sentido oposto fica obstruída.
Com o caminhão parado no meio da via, o condutor João Felipino explicou a situação em poucas palavras. “Quando passei para cá estava no verde. Como não consegui acesso à avenida principal fiquei aqui no meio da pista. O problema é que, além de tudo, ainda parece que fui eu o responsável por causar essa bagunça toda”, explica. E completa: “Quando esse abre o outro está fechado. Se ficarmos esperando lá a gente não consegue atravessar nunca”.
Renan Pereira / Itu.com.br |
Tumulto no cruzamento do Padre Bento gera reclamações de pedestres e motoristas |
No sentido oposto da Avenida da Saudade, que se torna 9 de Julho mais à frente, a motorista Marcela Fergotti também protesta contra o fluxo. “Passo aqui todos os dias voltando do serviço e é sempre a mesma coisa: mesmo depois que o sinal abre nós somos obrigados a desviar dos veículos para não causar um acidente. O problema é que o tempo do novo semáforo da avenida de lá foi mal-projetado”, opina.
Como se o caos não fosse o suficiente para tirar a população do sério, muitos motoristas desrespeitam a sinalização voltada aos pedestres e, consequentemente, agravam ainda mais a situação. “Vários veículos param em cima da faixa ou até mesmo passam no sinal vermelho”, conta Aciomar Andréia – que já chegou a esperar 15 minutos para cumprir o percurso da Praça Padre Bento até o ponto de ônibus, localizado na Avenida da Saudade. “Quando um semáforo fecha o outro abre; e assim por diante”.
“Ninguém respeita muito esses semáforos para pedestre. Uma sugestão seria colocar guardas no local para melhorar a mobilidade”, diz o jovem Diego Rocha.
Dois minutos de espera
Em um único semáforo da rua Praça Padre Bento os pedestres chegam a ficar até dois minutos para conseguir atravessar a via. “É tempo demais! Os carros esperam muito menos que isso. Por que nós, que também somos cidadãos, temos que aguardar tanto assim?”, reclama o morador do bairro, Nelson de Souza. “Em vez da prefeitura estimular o uso de bicicletas ou caminhada, eles fazem isso que vocês estão vendo”, completa.
Confira o vídeo:
Renan Pereira / Itu.com.br |
Pedestres levam até dois minutos para conseguir atravessar a via |
Trecho perigoso
A equipe do Itu.com.br esteve em outro trecho que tem sido alvo de reclamações. Em frente ao restaurante Colombo (na rua Praça Padre Bento), existe uma faixa de pedestres próxima à curva, mas sem semáforo. Como os carros passam em alta velocidade pelo local, a população se arrisca constantemente e atravessa o trecho às pressas. "Aqui você não tem visibilidade e carro nenhum para nessa faixa. O jeito é passar correndo mesmo", finaliza Rocha.