Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 17 de março de 2008

Procissão de Passos reúne centenas de fiéis em Itu

Tradição centenária é realizada em Itu desde o século XIX.

A tradicional Procissão de Passos - a maior expressão dos rituais católicos da Semana Santa, realizada em Itu desde o começo do século XIX – aconteceu nesse domingo, dia 16 de março, e contou com a participação do Bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Gil Antonio Moreira, colunista do site itu.com.br.

Milhares de fiéis acompanharam Cristo no caminho pelo calvário: são sete Passos, em altares montados nas casas ao longo do trajeto, quando se cantam os Motetes de autoria de José Mariano da Costa e Verônica faz seu canto de lamento, composto pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo no começo do século XIX.
 
Na Igreja do Bom Jesus dá-se o encontro da imagem de Nosso Senhor com a de Nossa Senhora das Dores, momento de maior emoção, quando foi proferido o Sermão do Encontro pelo
Padre José Ignácio Sonsini e pelo Frei Antonio Silvio.

Por iniciativa do maestro Luís Roberto de Francisco, responsável pela execução dos Motetes, o Coral Vozes de Itu se apresenta, dando maior solenidade à procissão. A Associação Cultural Vozes de Itu mantém seu compromisso de trabalhar para o reavivamento dos valores culturais e musicais ituanos. "Acreditamos que deve ser este o caminho a ser trilhado por uma gente que conhece sua história e a valoriza, aprendendo com ela, se transformando e se afirmando como coletividade", afirma a presidente Maria de Lourdes Sioli.

No livro “A Paixão Segundo Itu – cultura e tradições na Semana Santa”, escrito por Luís Roberto de Francisco, há um relato pormenorizado de todas as cerimônias e procissões da Semana Santa em Itu, além de uma relação dos intérpretes da Verônica desde 1896. No capítulo sobre a Procissão de Passos é possível encontrar detalhes sobre o significado de cada Passo e das músicas que ainda são executadas.
Comentários