Procissão de Passos reúne fiéis em Itu
Mesmo chovendo, os trajetos não foram prejudicados.
Marília MonteiroVeja as fotos desta notícia no Flickr
Centenas de fiéis acompanharam a Procissão de Passos, que expressa em sete momentos o caminho de Cristo para o calvário, e é uma das mais fortes representações religiosas da Semana Santa em Itu. O evento aconteceu domingo, dia 5 de abril.
As duas procissões se unem na igreja do Bom Jesus, simbolizando o encontro de Nossa Senhora com seu Filho em seus últimos momentos. Após o encontro, elas seguem juntas. Apesar da chuva, que afastou alguns devotos, o brilho e o resgate cultural não foram atrapalhados.
O Coral Vozes de Itu esteve presente em todos os momentos do evento, acompanhando a Procissão do Senhor dos Passos, proferindo em todas as paradas antes da Verônica, os Motetes escritos por José Mariano da Costa Lobo, em Itu, no ano de 1880, e recuperados em 2008 pelo Museu da Música de Itu. “É fundamental para a identidade cultural ituana mantermos a tradição de celebrar os últimos momentos de Cristo, principalmente, em uma cidade historicamente religiosa como a nossa”, diz Allie Marie Queiroz, presidente do Coral Vozes de Itu.
O Coro da Associação Cultural Vozes de Itu foi fundado em 1965 e, desde então tem se mantido na atividade de promover o canto coral na cidade por meio de concertos, performances, cerimônias, concursos e encontros de corais. E há quinze anos, se dedica também à recuperação de obras de compositores ituanos dos séculos XVIII e XIX, estabelecendo, desde 2008, uma parceria com o Museu da Música de Itu, para este fim.
Veja mais fotos da Procissão de Passos!
Murilo Gagliardi / www.itu.com.br |