Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 6 de abril de 2009

Procissão de Passos reúne fiéis em Itu

Mesmo chovendo, os trajetos não foram prejudicados.

Crédito: Marília Monteiro / www.itu.com.br Procissão de Passos reúne fiéis em Itu
A procissão de Passos relata em sete momentos o caminho de Jesus para o calvário

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Centenas de fiéis acompanharam a Procissão de Passos, que expressa em sete momentos o caminho de Cristo para o calvário, e é uma das mais fortes representações religiosas da Semana Santa em Itu. O evento aconteceu domingo, dia 5 de abril.

No ritual, praticado na cidade desde o século XIX, acontecem duas procissões percorrendo caminhos diferentes: uma do Senhor dos Passos e outra da Senhora das Dores. Ambas saem da igreja Nossa Senhora do Carmo e vão seguindo pelas ruas do centro histórico. Na do Senhor dos Passos há sete paradas nos altares montados em algumas casas, para assim, a “Verônica” abrir a próxima etapa do trajeto, com um canto fúnebre, uma réplica do Santo Sudário que revela os traços de dor dos últimos momentos de Cristo.
 
As duas procissões se unem na igreja do Bom Jesus, simbolizando o encontro de Nossa Senhora com seu Filho em seus últimos momentos. Após o encontro, elas seguem juntas. Apesar da chuva, que afastou alguns devotos, o brilho e o resgate cultural não foram atrapalhados.

O Coral Vozes de Itu esteve presente em todos os momentos do evento, acompanhando a Procissão do Senhor dos Passos, proferindo em todas as paradas antes da Verônica, os Motetes escritos por José Mariano da Costa Lobo, em Itu, no ano de 1880, e recuperados em 2008 pelo Museu da Música de Itu. “É fundamental para a identidade cultural ituana mantermos a tradição de celebrar os últimos momentos de Cristo, principalmente, em uma cidade historicamente religiosa como a nossa”, diz Allie Marie Queiroz, presidente do Coral Vozes de Itu.

O Coro da Associação Cultural Vozes de Itu foi fundado em 1965 e, desde então tem se mantido na atividade de promover o canto coral na cidade por meio de concertos, performances, cerimônias, concursos e encontros de corais. E há quinze anos, se dedica também à recuperação de obras de compositores ituanos dos séculos XVIII e XIX, estabelecendo, desde 2008, uma parceria com o Museu da Música de Itu, para este fim.

Veja mais fotos da Procissão de Passos!

Murilo Gagliardi / www.itu.com.br
Comentários