Protesto contra a falta de água para o centro de Itu
População se reuniu no Carmo para cobrar os seus direitos.
Renan PereiraVeja as fotos desta notícia no Flickr
Por Renan Pereira
Toalhas, roubas de banho, baldes e sabonetes. Este foi o cenário da praça do Carmo neste sábado, 8 de outubro de 2011 - data que ficará definitivamente marcada na história de Itu como o dia em que a população enfim foi às ruas para exigir os seus direitos. O protesto se deve à falta de água no município, problema que assola a comunidade há anos e que a cada nova eleição políticos prometem solucionar.
A manifestação teve início às 13 horas e foi organizada pelos próprios moradores da cidade através de um evento criado na rede social Facebook. Apesar do número de participantes abaixo do esperado, o protesto surtiu grande efeito e foi o suficiente para "parar" o centro durante as duas horas de encontro. "Reunimos cerca de 300 pessoas, contando com o público, e foi realmente muito gratificante. Fizemos essa passeata em prol à população, pois é uma vergonha você chegar em casa e não poder tomar banho... lavar uma roupa com decência", afirma Carolina Corrêa - uma das idealizadoras do manifesto.
Apesar de não haver conflitos, como resposta, em determinado momento da manifestação, possíveis colaboradores do poder público aumentaram ao máximo o som de um palco instalado na praça, tentando assim inibir o protesto. Não contentes, os manifestantes se puseram em frente à mesa de som, fazendo com que o coro "Queremos Água" encobrisse as potentes caixas de som da prefeitura.
No vídeo abaixo você confere um pouco do que rolou nesse dia que promete entrar para a história da Cidade dos Exageros. O material é editado por Pedro Teixeira e conta com a colaboração de Lucas Spinardi.
Renan Pereira / Itu.com.br |
Confira o que rolou no protesto |