Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 13 de abril de 2009

"Três Horas de Agonia" reúne grande público em Itu

A celebração teve participação do coral Vozes de Itu.

Crédito: Marília Monteiro / www.itu.com.br "Três Horas de Agonia" reúne grande público em Itu
Com o Corpo de Cristo no altar, iniciou-se o velório e a visitação à imagem até a noite da sexta-feira santa.

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A cerimônia das “Três Horas de Agonia”, que celebra o anúncio da morte de Cristo na Sexta-feira Santa, foi celebrada na igreja do Bom Jesus, dia 10 de abril, e contou com mais de 200 participantes.
 
As janelas foram cobertas por tecidos negros e a igreja ficou extremamente escura, para que a cerimônia se tornasse mais tocante. Este cenário foi construído em 1969, por Nicolino de Francisco.
 
A celebração ressaltou os últimos momentos de Jesus pregado a Cruz, com o acompanhamento dos sermões do Frei Antonio Sílvio, Prior do Convento do Carmo, e os comentários feitos por Altair Estrada Jr, que introduziam cada um dos sete trechos apresentados. No último sermão, com a entrada do corpo de Cristo morto, iniciou-se o velório e a visitação dos fiéis até a noite, quando a “Procissão de Enterro” encerrou a Sexta-feira Santa em Itu.
 
O Coro da Associação Cultural Vozes de Itu se apresentou em cada um dos sete sermões, com as passagens da “Via Crucis”, em responsórios escritos em 1867, exatamente para a cerimônia ituana, por Elias Álvares Lobo, que viveu de 1834 a 1901. As obras foram restauradas em 1995 e 2006, sob supervisão de maestro do Coral, responsável pelo Museu da Música – Itu.
 
“Eles contextualizaram o momento daquela passagem vivida por Cristo e ajudaram a transmitir uma emoção maior ainda aos presentes”, explicou Luis Roberto de Francisco, maestro do Coral.
 
Há cerca de quinze anos, a Associação Cultural Vozes de Itu se dedica também à recuperação de obras de compositores ituanos dos séculos XVIII e XIX, estabelecendo, desde 2008 uma parceria com o Museu da Música – Itu, para este fim.
Marília Monteiro / www.itu.com.br
Ouça o áudio do coral Vozes de Itu na celebração das Três Horas de Agonia
Comentários