Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 19 de julho de 2007

Radares e Semáforos: entenda-os

Saiba sobre os sistemas de fiscalização instalados em Itu.

Crédito: Lilian Araujo Sartório/www.itu.com.br Radares e Semáforos: entenda-os
Este radar controla o avanço do vermelho e invasão da faixa de pedestres
Por Lilian de Araujo Sartório

Neste ano vários semáforos e radares foram instalados em Itu sem que a população soubesse o real motivo. Segundo o Coronel Rubens Nunes Góes (vídeo), Secretário deTransportes de Itu, vários critérios foram adotados para que este tipo de fiscalização fosse instalado. “A maioria das ruas da cidade, por ser histórica, são estreitas, e o limite de velocidade permitido de 40 km/h não era respeitado”, afirmou. “Nas ruas onde o alargamento é maior, os veículos aproveitavam para fazer ultrapassagens e exceder a velocidade permitida”, complementou o secretário.
 
Existem três tipos de radares:
- radares fixos, como os encontrados na Avenida Octaviano Pereira Mendes (marginal) e na Avenida 9 de Julho.
- radares estáticos, como os que são instalados algumas vezes na rua Sorocaba e na Rua do Patrocínio
- radares móveis, que são manuais e geralmente usados nas estradas, não utilizados em Itu.
 
Todos os radares da cidade são aferidos anualmente pelo Inmetro. Em Itu, os radares tiveram um problema no mês de agosto, o que causou muito desgosto para população. A Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) reduziu algumas multas consideradas graves e gravíssimas para o nível médio no dia 1°, mas só mandou o comunicado para o aviso da mudança no dia 18, o que gerou algumas multas absurdamente alteradas no período entre estes dias.
 
Após a instalação dos radares fixos e dos estáticos, o número de multas cresceu muito entre os motoristas da cidade, mas também, segundo o secretário, isso ajudou a diminuir o índice de acidentes, principalmente os de atropelamento grave. Esse tipo de acidente ocorre quando o carro está em alta velocidade e se choca com o corpo humano, causando um grande impacto.
 
Também foram instalados novos semáforos. O mais comentado é o da Marginal, que fica no cruzamento da rua Rio Branco com a Octaviano. A maior reclamação é a lentidão do semáforo para passar as fases. Porém, segundo o Coronel, “este tempo foi calculado a partir dos meios de transportes utilizados em Itu e da condição dos pedestres”. Pela Marginal, passam carroças e cavalos nas romarias, que são mais demorados, e também pedestres com cadeira de rodas ou algum tipo de deficiência que exige mais tempo de travessia.
 
Em Itu, a frota é de 100 mil veículos, contando os da cidade e visitantes, por isso o cuidado com as vias públicas foi redobrado. Nos semáforos da marginal e da Avenida 9 de Julho foram instalados sistemas que registram os avanços do sinal vermelho, porém ele não registra multas das 22h30 às 5h30. Na Marginal também foi instalado o sistema de invasão da faixa de pedestres, onde o veículo é multado por tal conduta.
 
A empresa que mantém o sistema de semáforos e radares de Itu é o Sinal Ronda. O serviço foi terceirizado por condições financeiras, já que não era sempre que a Secretaria de Transportes tinha verba para fazer as melhorias necessárias.
 
“Apesar de já termos uma grande melhoria no sistema de transportes, ainda faltam obras muito importantes, como a construção de rotatórias em frente ao Padovani da Caetano Ruggieri, além das lombadas e “tachões”, afirmou o Coronel Rubens. Segundo ele, essas ações ajudam também a reduzir a velocidade dos veículos e, consequentemente, o número de acidentes no trânsito.

Resta agora saber a opinião dos motoristas: os radares estão ajudando o trânsito e a diminuição de acidentes, ou apenas contribuindo significamente para o aumento das multas eletrônicas?
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