Cultura

Publicado: Segunda-feira, 17 de março de 2014

191 anos do título de "A Fidelíssima" são celebrados pela Banda União

Concerto especial aconteceu na manhã de 16 de março.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br 191 anos do título de "A Fidelíssima" são celebrados pela Banda União
O concerto foi encerrado com a execução da música "Egydio Bedeschi"

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Um concerto especial da Banda União dos Artistas celebrou os 191 anos do título de “A Fidelíssima”, concedido por D. Pedro I a cidade de Itu em 1823. O evento ocorreu na Praça da Matriz na manhã de domingo, dia 16 de março, e contou com grande público. A apresentação da centenária corporação musical foi acompanhada da interpretação marcante de Rose da Sambrasil.

Os músicos apresentaram canções como “Port au Prince” de Bernie Wayne, “Estrellita” de Manoel Ponce, “Eu e a Brisa” de Johnny Alf, “Sax Cantábile” de Armando Gominques, “Onde Anda Você” de Vinicius de Moraes & H. Silva e “Baltazar” de J. Benedito de Freitas & Oscar da Silva. O concerto também contou com a apresentação de solistas da Banda, que é regida pelo maestro Davi Marangoni.

O evento comemorativo foi encerrado com a execução da música “Egydio Bedeschi”, composta pelo maestro Chiquito Belcufiné, que regeu a Banda União por muitos anos e hoje empresta seu nome para a Banda Escola formada pela corporação musical – que já começa a revelar talentos.

A atração fez parte do ciclo de apresentações previstos no projeto União dos Artistas, viabilizado através do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, através do ProAC ICMS, com patrocínio das empresas Starret e Apolo Espuma, além do apoio da Secretaria de Cultura de Itu.

O título

O reconhecimento foi realizado em 17 de março de 1823, pelo imperador Dom Pedro I, Sua Alteza Real, que assinou a Carta Régia concedendo para Itu o título de “A Fidelíssima”. A apresentação celebrou os 191 anos do título.

Confira a música “Egydio Bedeschi”, composta pelo maestro Chiquito Belcufiné:

André Roedel/Itu.com.br
Comentários