Cultura

Publicado: Quinta-feira, 29 de maio de 2014

2ª edição do Festival "Onde Pulsa Nova Música" acontece em Itu

Evento será realizado neste domingo, no CEA Villa.

2ª edição do Festival "Onde Pulsa Nova Música" acontece em Itu
A Banda Mais Bonita da Cidade é a principal atração do Festival "Onde Pulsa Nova Música"

Itu recebe neste domingo dia 8 de junho, no Centro de Educação Ambiental “Miguel Lorente Villa”, a segunda edição do festival de música autoral “Onde Pulsa Nova Música”. O evento, que integra a programação do 21º Festival de Artes de Itu, terá como atrações as bandas Moscato, Circus Boy, Guido e A Banda Mais Bonita da Cidade, que ganhou destaque nacional com o clipe da canção “Oração”, gravado em plano-sequência.

O Festival “Onde Pulsa Nova Música” tem o intuito de focar exclusivamente em produzir conteúdo sobre novas bandas e compositores nacionais autorais e tem o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) pela 3S Projetos, da Prefeitura de Itu, Governo do Estado e patrocínio da Emicol.

Grafite

O artista plástico e grafiteiro Gabriel Siqueira irá pintar ao longo do festival, em uma das paredes laterais do palco, uma de suas gravuras. O trabalho poderá ser acompanhado ao vivo pela plateia do evento.

Confira todas as atrações:

Moscato (Itu)

Com a mistura do folk, rock e da MPB, o grupo traz uma sonoridade peculiar, carregada de poesia. Com um repertório autoral, e algumas releituras, a banda traz um show interativo e intimista, trazendo, sob uma nova perspectiva, temas cotidianos.
Alguns instrumentos inusitados são utilizados, como garrafas, brinquedos, entre outros.

As músicas “Monte Carlo” e “Dois Tragos”, de autoria do grupo, foram compostas exclusivamente para a trilha sonora do média metragem “Pano Verde”, com direção de Ricardo Vandré, primeira produção cinematográfica da companhia teatral ituana Nósmesmos Produções Artísticas.

O primeiro single da banda, intitulado de “Cleveland Play” ganhou um vídeo clipe com direção do cineasta Marcelo Camargo, contando com grande elenco. E o segundo single, “Longo Inverno”, teve o vídeo clipe dirigido por Douglas Barbosa e Fábio Muniz, pela Sinergia Filmes.

Circus Boy (Campinas)

Circus Boy é um trio stoner original de Campinas, adeptos da ideia de que é sempre possível fazer mais com menos. A banda adiciona à suas composições diferentes elementos do rock, misturando estruturas de blues, riffs de hard rock e a ferocidade do heavy metal.

Em maio de 2013, lançou seu EP de estreia intitulado “The Mud, The Blood And The Beer”, com quatro músicas, gravado no Estúdio Mustachi (Sorocaba) e produzido em parceria com Peu Ribeiro. Para fechar o pacote, a arte foi criada por Ricardo Wong. Em outubro do mesmo ano, repetiram a receita e as parcerias renderam mais quatro novas músicas gravadas em seu segundo EP “MetaChimera”, lançado de forma independente em novembro de 2013.

Eles já tocaram inúmeras vezes nos principais locais da cidade, compartilhando o palco com algumas bandas reconhecidas, o que os levou a desenvolver seu público em Campinas. Com músicas rápidas, enérgicas e pesadas o Circus Boy está sempre em busca de turnês e novos lançamentos.

Guido (Assis-SP)

Com base no rock, alguma dose de jazz, folk, e certa espontaneidade que costuma segurar as músicas até os cinco minutos, a banda formada por Lucas Guido (vocal), Guilherme Xavier (baixo), Gustavo Garcia (bateria), e os músicos Paulo Bassique (teclados) e Kiko Bueno (escaleta e xilofone), chegou a ser indicada pela revista “Rolling Stone” antes mesmo de o disco ir às ruas, com destaque para o leque de influências e as letras carregadas de sentimentos.

A sequência de reconhecimento pelo trabalho se deu com um convite para uma apresentação ao vivo na Red Bull Music Academy Radio, em programa realizado pelo blog Urbanaque. A blogosfera ainda contemplou “Triste Cru” com indicações nos blogs MoveThatJukebox e Rizzomado, ambos pertencentes à rede da MTV Brasil. O álbum ainda foi citado nos sites de música Scream & Yell, Musicake, Musicoteca, e teve sua faixa ‘Amém’ figurando entre as 100 melhores canções de 2012 pelo Embrulhador.

“Triste Cru” foi produzido entre fevereiro e setembro de 2012. A gravação se deu no estúdio Improviso, Zona Sul de São Paulo, pelos amigos Kiko Bueno e Guilherme Haddad. Já a mixagem e a masterização foi assinada por Felipe Lisciel, no estúdio Mobília, situado em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

A Banda Mais Bonita da Cidade (Curitiba-PR)

Começando em 2009 sem grandes pretensões, A Banda Mais Bonita da Cidade nasceu da vontade de reinterpretar as canções que amava. Teve sua carreira propagada após publicar na internet seu vídeo “Oração” em 2011 (um dos mais vistos em todo o mundo) e gravou seu primeiro disco pelo sistema de crowdfunding, conceito pouco conhecido no Brasil na época.

Atualmente, a banda trabalha na turnê de lançamento do segundo disco de estúdio: “O Mais Feliz da Vida”. Nesse novo álbum, a banda apresenta um registro maduro, sugerindo uma mudança sonora sem abrir mão de suas principais características e trazendo para o estúdio a atmosfera já consagrada dos seus shows.

Sobre o projeto

O Pulsa Nova Música surgiu em 2010, com uma série de vídeos gravados pelo jornalista, músico e fotógrafo Christian Camilo, com compositores e bandas autorais da cidade de Campinas. Inspirado pelo movimento Art-Rock canadense e pelo jornalismo musical de sites como CBC-Radio 3, NME , La Blogotheque, e Pitchfork, o Pulsa Nova Música nasceu como site em 2012 como um braço do Rock’n’Beats – importante festa e site dedicados à música indie mundial.

Com o objetivo de focar exclusivamente em produzir conteúdo sobre novas bandas e compositores nacionais autorais, nasceu a linha editorial do site do Pulsa Nova Música, que hoje tem a jornalista Camila Carneiro como editora-chefe à frente de uma rede de colaboradores e jornalistas espalhados pelo Brasil que produzem o conteúdo do site.

Em 2013, o projeto produziu seu primeiro festival na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, em São Paulo. Na ocasião, além de contar com shows de novos nomes da cena autoral nacional, o encontro promoveu um debate sobre jornalismo e produção musical, com o jornalista Lúcio Ribeiro (Folha de SP e Popload), o produtor Carlos Eduardo Miranda (Ídolos e Trama) e o editor-chefe da revista Rolling Stone Brasil (Pablo Miyazawa).

Serviço:
Festival “Onde Pulsa Nova Música”
Data: dia 8 de junho, a partir das 14 horas
Local: Centro de Educação Ambiental “Miguel Lorente Villa” (CEA Villa)
Endereço: Rua Antíghio Cavacchini, s/

Comentários