Publicado: Domingo, 26 de novembro de 2006
Ano da Cidadania marcou os 14 anos da Acadil
2007 será o Ano da Cidadania "Dr. Ermelindo Maffei"
Deborah DubnerA Academia Ituana de Letras (Acadil) realizou na noite de 24 de novembro a sessão solene comemorativa aos 14 anos de sua fundação. O evento ocorreu no Espaço Fábrica São Luiz, com a presença de dezenas de convidados.
Durante as comemorações foi feita uma saudação e outorga do título de sócio-honorário ao professor João dos Santos Bispo, ex-diretor do Instituto de Educação Regente Feijó e um dos ícones da cultura local, batalhador da preservação da memória ituana, que tem se destacado no apoio a diversas iniciativas culturais da cidade.
Os membros efetivos da Acadil receberam o Colar Acadêmico, que é a principal distinção dos membros da academia, elaborado a partir da logomarca da instituição. Durante as comemorações, foi assinado um decreto que institui o Ano “Dr. Ermelindo Maffei” e o Termo Inaugural do Ano, pelos representantes das entidades associadas à Acadil, entre eles a Saci (Sociedade Amigos da Cidade de Itu) e o site www.itu.com.br.
Ano da Cidadania
O ano de 2007 será o Ano da Cidadania “Dr. Ermelindo Maffei” (1907-2007), que pela iniciativa da Acadil homenageia um dos seus mais eminentes associados fundadores, o advogado ituano falecido em 1993.
Ermelindo Maffei, exemplo de cidadania e luta pelos direitos humanos, nasceu em 26 de novembro de 1907 e faleceu em 15 de maio de 1993, em Itu. Atuou como advogado por mais de 60 anos e participou da criação de diversas entidades de classe, como os sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção do Mobiliário, da Fiação e Tecelagem, dos Metalúrgicos, das Cerâmicas e Material Elétrico de Itu e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Fiação e Tecelagem de Salto.
Maffei foi presidente da 53ª Secção da Ordem dos Advogados do Brasil em Itu. Em 1927, publicou o artigo “Padre Bento Dias Pacheco - Um Milagre da Espécie Humana”, sendo o pioneiro na divulgação da obra do Santo de Itu. Participou ativamente de entidades culturais da cidade, como a Saci, a Samur (Sociedade Amigos do Museu Republicano “Convenção de Itu”), a Acadil e o Instituto de Estudos Vale do Tietê. Vítima das ditaduras brasileiras em 1935 e 1964, destacou-se na história da cidade de Itu como um dos maiores exemplos do exercício da cidadania.
- Tags
- acadil
- ermelindo maffei
Comentários