Os 10 artigos mais lidos em uma década de itucombr
Confira a lista dos mais acessados desde 2000.
Leandro SaruboNestes dez anos, muitos colunistas passaram pelo Itu.com.br.
Foram pessoas das mais variadas áreas de conhecimento, que aceitaram nosso convite para interagir com nossos leitores, escrevendo, lendo comentários (muitas vezes nada agradáveis) e se dispondo a compartilhar informação, conhecimento e sabedoria. Foram milhares de opiniões, impressões e encontros.
Atualmente, cerca de 50 pessoas escrevem frequentemente no portal. No total, 143 nomes estão cadastrados em nosso banco de dados. Desde especialistas em pássaros até pessoas com o dom da escrita, muitos são os que tornam nossa experiência 2.0 mais aditivada.
Confira abaixo os dez artigos mais lidos nestes dez anos e participe com a sua opinião!
1º lugar: Mara Condolo – Jardins em Pequenos Espaços
Especialistaem paisagismo, Mara Condolo atraiu quase quinze mil leitores ao abordar a composição de jardins em espaços reduzidos. Um tema bem específico com uma ampla rede de interessados.Confira o texto!
2º lugar: Alexandre Luís de Mello – Os dois reis e os dois labirintos
O físico e empresário do ramo da informática Alexandre Luís de Mello discutiu os rumos da pesquisa científica e a divisão do ambiente educacional entre o que é oferecido a nossas crianças nas bibliotecas púbicas e o que é encontrado na Internet. Os 11 mil acessos obtidos indicam, antes de mais nada, a mobilização do Itu.com.br e de seus leitores em relação a assuntos centrais no nosso futuro: sustentabilidade e educação. Confira o texto!
3º lugar: Rafael Cardoso dos Santos - Pichochó: cantor indomável
Rafael Cardoso dos Santos encantou a milhares de internautas com seus relatos sobre pássaros. Criador registrado, Santos abordou desde treinamento até aspectos biológicos. Seu maior sucesso foi o texto a respeito do cantarolador pichochó, pássaro que rende até torneios de “calouros” no Rio de Janeiro. Confira o texto!
4º lugar: Anicleide Zequini - Fábrica de tecidos "São Luiz" de Itu
Historiadora formada pela USP, Zequini escreveu um texto sobre a Fábrica, construída em 1869 e cujo sucesso foi visto sob certa desconfiança. A pesquisa traz informações muito importantes sobre um dos principais patrimônios históricos ituanos. Confira o texto!
5º lugar: Edvaldo Sorrini - Garrafas PET, problemas ou solução?
O quinto colocado em nossa lista, biólogo Edvaldo Sorrini vem provar que meio ambiente foi assunto sério nestes dez anos. Nem é preciso muito para entendermos essa relação. Neste artigo o assunto principal foi o uso da garrafa Pet. Afinal, problema ou solução? Confira o texto!
6º lugar: Marcio Linardi - Musculação: Benefícios e Cuidados
O Prof. Ms. Marcio Linardi desmistificou imagens até então inabaláveis da musculação em um artigo que privilegiou a responsabilidade com o corpo e a saúde. Confira o texto!
7º lugar: Alan Dubner - A Escola que aprende
Alan Dubner discute de maneira aprofundada a educação nas escolas. Aspectos como a filosofia, o desenho das metas pedagógicas e os conceitos engessados praticados por alguns pais e muitas escolas foram expostos e comparados às ideias mais atuais, envolvendo menos cobrança por notas e mais preocupação na formação pessoal dos jovens. Confira o texto!
8º lugar: Joyce Barsoti - Ensino Fundamental de 9 anos
O artigo da psicóloga Joyce Barsoti, coordenadora do Colégio Monteiro Lobato tratou pontualmente a mudança do Ensino Fundamental brasileiro, que passou a contar com um ano extra – a 9ª série – recentemente. Confira o texto!
9º lugar: Rogerio Gimenez - Principios norteadores do código de defesa do consumidor
Artigo esclareceu aos leitores os principais pontos do código de defesa, ainda hoje objeto de discussão, e seus princípios. Confira o texto!
10º lugar: Cando - Pedala Itu! Um pouco da história...
O cicloturista Luis Candido Pereira fecha nossa lista com um delicioso relato sobre a história ituana, em pesquisa realizada por ele na época, e a participação dela no mundo das “magrelas”. Imperdível demonstração da criatividade e talento dos nossos parceiros! Confira o texto!