Cultura

Publicado: Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Atriz mirim ituana estreia musical "O Rei e eu" em São Paulo

Izabely Tomazi mostra talento e determinação em seus 8 anos.

Crédito: Deborah Dubner/www.itu.com.br Atriz mirim ituana estreia musical "O Rei e eu" em São Paulo
Izabely mostra com orgulho o seu portifólio de trabalhos realizados

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Quem acredita que “santo de casa não faz milagres” certamente não parou para notar os inúmeros exemplos de determinação e talento que Itu tem para mostrar. A equipe do Itu.com.br já fez diversas matérias revelando casos de sucesso. Pois essa é mais uma! Trata-se de Izabely Tomazi, uma simpática garota de 8 anos, com olhar vivo, sorriso de covinhas e muitas histórias pra contar!

Miss Saygon

Com 5 anos, a mãe de Izabely, Marcia Tomazi, levou-a em uma agencia para fazer um book. “Muitas amigas me diziam que ela era fotogênica e acabei levando em uma agência de São Paulo que estava em Itu fazendo um trabalho”, conta a mãe orgulhosa. Alguns meses depois, a pequena foi chamada para um teste e já passou: começava então sua carreira de atriz.

O espetáculo era nada mais, nada menos do que o musical Miss Saigon, sucesso da Broadway inspirado na ópera Madame Butterfly, que já fora encenado em 12 línguas diferentes e visto por mais de 33 milhões de pessoas em 25 países. No Brasil, Miss Saygon recebeu mais de 25 milhões de reais em investimentos, com produção da CIE Brasil e ficou 18 meses em cartaz, no teatro Abril (SP).

Izabely, nossa pequena atriz com pouco menos de 6 anos na época, fazia o papel de um menino (filho dos protagonistas), revezando com outras duas crianças, uma de São Paulo e outra de Atibaia. Teve que cortar o cabelo bem curtinho, mas conta que não se importou. Entre suas principais lembranças estão as amizades com o elenco.

Vida de atriz mirim

Canceriana nascida em 20 de julho de 2001, Isabely é ituana e seus pais de Cuiabá (Mato Grosso). Para um olhar desavisado, sua vida é praticamente normal, pois ela não deixa o trabalho interferir nos estudos.  Matriculada no quarto ano da Escola Convenção de Itu, estuda de manhã e faz todas as atividades relacionadas à sua idade.

Izabely já participou também das peças “Novo Começo" e “Casamento da Dona Baratinha”, ambas quando tinha 7 anos, além de ter feito vários comerciais e propagandas. No entanto, sempre arranja tempo para estudar. Quando perguntei como é a vida de estudante e atriz, ela respondeu: “Meio corridinha, mas é legal”.

Os ensaios costumam durar cerca de 2 meses e normalmente os  espetáculos entram em cartaz de quinta a domingo. Como há outras crianças revezando o mesmo papel, sua atuação não ocorre em todas as sessões. Mesmo quando atua na quinta de noite, volta para Itu depois e no dia seguinte vai à escola de manhã. “Ela não perde aula de forma alguma por causa disso”, ressalta sua mãe.

Os desafios são muitos, mas Izabely parece passar por eles com desenvoltura. Mesmo quando não passa em algum teste, ela não desanima, mostrando segurança e maturidade para a pouca idade que tem.

Marcia, que a acompanha em todas as gravações e atuações, comenta que não é nada fácil, embora seja muito prazeroso. “Ela nunca gosta de ficar de folga, prefere quando é dia de trabalho”, diz. Preocupada em passar  valores para a filha, conta que sempre conversam sobre humildade, para não deixar o sucesso subir na cabeça. “Ela está subindo degrau por degrau. Apesar de fazer propagandas e comerciais, o objetivo mesmo é teatro e novela. Mas acredito que ela ainda não está pronta pra uma novela”, reflete.

Com o cachê, a família desconta as despesas (de transporte, alimentação e hospedagem) e coloca o restante em uma poupança para a filha.

O Rei e Izabely

No musical “O Rei e eu”, que ficará em cartaz de fevereiro a agosto de 2010, Izabely é a princesa Ying Yaowlak, uma das filhas do rei, e atua com falas e canto. “Estou gostando muito dessa peça, tanto pelo personagem como pelo elenco e produção. E o figurino é lindo, maravilhoso”, conta a atriz. No elenco, ela destacou a presença de Mauro Sousa, filho do Mauricio de Sousa.

O Rei e eu

Uma orquestra de 22 músicos tocando ao vivo, 550 figurinos orientais e ocidentais, dez cenários grandiosos e um elenco com mais de 60 atores, incluindo 30 crianças de 5 a 13 anos que se revezam em 15 papéis, dão sinal da grandiosidade do musical O Rei e eu.  

Baseado no romance "Anna e o Rei do Sião”, de Margaret Landon, a peça conta a história de uma professora inglesa que é contratada para educar os numerosos filhos de um poderoso e carismático rei conservador do Sião (atual Tailândia).

A versão brasileira do musical é liderada por Jorge Takla, que já dirigiu mais de 70 espetáculos, como os musicais "A Chorus Line", "Cabaret", "My Fair Lady" e "West Side Story. As letras são assinadas por Cláudio Botelho, responsável por versões de "Les Miserables", "A Bela e a Fera", "Vitor ou Vitória", "Chicago", "My Fair Lady", "A Noviça Rebelde", "West Side Story", entre outros. As coreografias são de Tânia Nardini, figurinos de Fábio Namatame e cenários de Duda Arruk.

Um espetáculo para toda a família, com censura livre e 165 minutos de duração, que ficará em cartaz no Teatro Alfa, em São Paulo.

Sonhar e realizar

Izabely, que mostra ter aprendido precocemente a se posicionar em uma entrevista, aproveitou para agradecer seus patrocinadores, as lojas Bicho de Pano (SP), Baby’s House (Itu) e Flores Noivas (Itu), que oferecem roupas para a atriz mirim.

E quando pedi para ela dar um recado aos nossos leitores, ela deixou uma lição de vida: “Tem que correr atrás dos sonhos que nem eu estou fazendo. E não ficar triste quando alguma coisa não der certo.”

Para os ituanos que quiserem usufruir do maravilhoso espetáculo musical, fica aí a dica: não esqueçam que uma sementinha ituana está lá no palco, de corpo e alma, levando o nome da cidade com inocência e pureza de criança.

InterFaceFilmes/youtube.com.br

Leia mais: www.oreieeu.com.br

Comentários