Cultura

Publicado: Quarta-feira, 28 de abril de 2010

Barbatuques dão show em Salto

O evento pedagógico e cultural fez a platéia vibrar.

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A Sala Palma de Ouro, localizada no Centro de Educação e Cultura de Salto, ficou lotada de estudantes, músicos, educadores, jovens e crianças. O evento foi nada mais, nada menos do que a abertura do Projeto Ouvir para Crescer, com a apresentação do grupo Barbatuques que trabalhou dentro do tema “O tempo na música”.

Alan Dubner / www.itu.com.br

O Barbatuques é um dos mais criativos e ousados grupos musicais da cena brasileira. Formado em 1996, a partir de pesquisas realizadas por seu fundador, o músico Fernando Barba, tem como maior diferencial trabalhar o corpo como instrumento musical. Seja pelo efeito de voz – não só para cantar melodias, mas para fazer marcações rítmicas e reproduzir timbres diferentes -, seja pela palma, batidas no rosto e no peito, estalar de dedos ou ainda sapateado, o Barbatuques transforma o corpo humano em uma verdadeira orquestra, capaz de reproduzir música da melhor qualidade

O auditório vibrou com o show de altíssima qualidade, que integrou educação de cultura de forma lúdica,  competente e interativa, terminando com chave de ouro e muitas pessoas da platéia em cima do palco produzindo coletivamente música com o corpo.

Alan Dubner / www.itu.com.br

O Projeto Ouvir para Crescer segue até o dia 17 de junho e contempla 8 espetáculos musicais gratuitos. Confira a programação completa!

Projeto Ouvir para Crescer

Criado há três anos com intuito de levar música de qualidade, em apresentações didáticas, para públicos que não fazem parte do roteiro dos grandes espetáculos musicais, o projeto é sucesso em cinco cidades da região, sendo assistido por pessoas de várias idades e grupos, com destaque aos estudantes de escolas públicas.

O projeto possui leve toque pedagógico com apresentações realizadas de forma interativa por atores e músicos, visando sensibilizar o ouvinte e fazer com que ele descubra as fontes de expressão da linguagem musical, desde os elementos básicos até construções harmônicas mais complexas. “A música de qualidade exige ouvintes igualmente qualificados e preparados para compreender a sua linguagem”, afirma Gérald Perret, superintendente da Sociedade de Cultura Artística.

Concerto a concerto, a principal fonte de inspiração é a experiência auditiva, proporcionando aos espectadores oportunidades de ampliar e aprimorar aptidões para ouvir e fluir esta rica forma de expressão humana que é a música. “Estamos democratizando o conhecimento musical e a maneira de entender a música para ouvi-la melhor. O projeto mudou a vida cultural das cidades por onde passou e dos ouvintes que compareceram ao Cultura Artística–Itaim”, complementa Perret.

Alan Dubner / www.itu.com.br

Comentários