Começa o Ano do Centenário de Nelson Werneck Sodré
Itu foi escolhida como ponto de referência das comemorações.
Deborah DubnerO ano de 2011 será marcado pelo centenário de nascimento de um dos mais conceituados historiadores brasileiros: Nelson Werneck Sodré. Em comemoração a esta data histórica, uma série de iniciativas começam a ser planejadas tendo como grande incentivadora a psicóloga Olga Sodré, filha do homenageado. “Não é apenas por ser meu pai”, diz. “A intenção é testemunhar sobre a contribuição de Nelson Werneck Sodré para a cultura brasileira”.
A cidade de Itu (SP) foi escolhida como ponto de referência das atividades comemorativas do Ano NWS. Na manhã de 6 de janeiro foi realizada uma primeira reunião de planejamento, nas dependências do Centros de Estudos do Museu Republicano. Dela participaram o professor Jonas Soares de Souza (Secretário da Cultura de Itu), a professora Maria de Lourdes Figueiredo Sioli (Instituto Cultural de Itu), o professor Luis Roberto de Francisco (Museu da Música – Itu), a bibliotecária Maria Cristina Monteiro Tasca (Centro de Estudos do Museu Republicano) e Alan Dubner (site Itu.com.br). Na ocasião, Olga Sodré apresentou o jornalista Salathiel de Souza como seu assessor de imprensa no projeto.
Durante a reunião foram discutidas datas e possibilidades de realização de vários eventos, como palestras e debates, relançamentos de obras de Nelson Werneck Sodré e exposições. As atividades serão incentivadas não apenas em Itu, mas por todo o país. A intenção é envolver entidades como a Academia Brasileira de Letras, a Biblioteca Nacional, o Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, além dos departamentos de História das grandes universidades brasileiras.
Em breve um site sobre o Ano NWS deve ser lançado, contendo as principais informações sobre o historiador e suas obras, testemunhos e a programação dos eventos comemorativos. O projeto tem apoio integral do portal itu.com.br.