Conheça o Quarteto Tristão Junior
O grupo atua desde 1990 preservando a memória do compositor.
Deborah Dubner
O Quarteto Tristão Júnior foi formado em 1990, tendo por objetivo principal resgatar composições do músico ituano Tristão Mariano da Costa Júnior, além de outros autores da região do médio Tietê. Atualmente o quarteto executa também algumas canções de compositores tradicionais. Seu repertório básico é formado de valsas, tangos brasileiros, choros, schottish, polkas e outras peças seresteiras.
Os compositores deste repertório, além de Tristão Júnior, são: Zequinha de Abreu, Antenógenes Silva, Patápio Silva, A. Marino, Pixinguinha, Chico Buarque, Jacob P. Bittencourt, Erothides de Campos, Zequinha Marques, Henrique Castellari, Silvestre Pereira de Oliveira, Nabor Pires Camargo e os ituanos João Narciso do Amaral, Ignez Silveira Lepsch e J. Tabajara Santos.
CÉLIA TRETTEL - Violão - formada pelo Conservatório de Tatuí. É graduada em Educação Artística-Música pela "FAP. ARTE" e Pedagogia-Hab. Administração Escolar - "FAFITU". É Coordenadora Pedagógica do Conservatório de Salto, onde também coordena a Orquestra de Violões e presidente da Orquestra de Metais. Leciona música em escolas ituanas.
JOSÉ TABAJARA DOS SANTOS - clarinete / sax - estudou música na banda São Pedro e na Corporação Musical União dos Artistas. Fez parte de vários grupos da região como saxofonista e clarinetista: a Orquestra Sambrasil, na qual foi também arranjador. Teve obras classificadas em concurso do MEC e gravou com o grupo de chorinhos "SERENOSO". Neste Quarteto atua também como arranjador.
RUBENS GARCIA - contrabaixo - estudou com o professor Antonio Francisco Stoppa.
Em 1984 ingressou no Conservatório de Salto. Foi também aluno de Daniel Ignácio dos Santos, contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Campinas, continuando com o professor Tibô Delor. Atualmente, além do Quarteto Tristão Jr., participa também da Orquestra de Câmara da Corporação Musical Saltense.
GILMAR DE CAMPOS - flauta - iniciou seus estudos no Conservatório de Salto, onde cursou flauta-doce, clarinete e se formou no Curso Técnico de Violão Clássico. É Bacharel em Música (oboé) pela UNICAMP. Participou de vários grupos musicais: GRUPO SERENOSO e o BOSSA TRIO, da cidade de Salto.
Atualmente é professor de violão, flauta-doce e matérias teóricas do Conservatório de Salto e também Oboísta da Orquestra Sinfônica de Sorocaba.
Deborah Dubner / www.itu.com.br |
Apresentação do Quarteto na abertura da Semana Tristão Júnior 2011 |