Cultura

Publicado: Segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Coral Vozes de Itu emociona público com performance de Natal

'Cancioneiro do Menino Deus' foi apresentado no Bom Jesus.

Crédito: Jéssica Ferrari / www.itu.com.br Coral Vozes de Itu emociona público com performance de Natal
As vozes do coral ecoaram pela igreja

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O Coral Vozes de Itu apresentou o evento intitulado “Cancioneiro do Menino Deus” no dia 15 de dezembro, na Igreja do Bom Jesus, atraindo e emocionando um bom público. A performance fez uma retrospectiva da música composta para o Natal através de obras escritas desde a Idade Média até o século XX, na Europa e no Brasil.

Por toda a igreja ecoaram obras apresentadas em diálogo pelo ator Nilo Dias Pacheco, com textos da Sagrada Escritura, que valorizam a cultura popular brasileira para o Natal. Além de lindas vozes, o público pode apreciar um desempenho encantador dos membros do Coral, que pelos corredores apresentaram um evento dinâmico e contagiante.

No ponto alto da performance, a imagem do Menino Jesus foi lentamente levada ao altar, ao som do clássico “Noite Feliz”.

O roteiro foi preparado pelo Museu da Música de Itu – que celebrou 5 anos em dezembro - extraindo do seu acervo um repertório significativo para a ocasião, que permitiu ao público um passeio pela história da música ocidental. Na apresentação foram utilizados instrumentos antigos de Itu, como a flauta de ébano do século XIX (Vinícius Gavioli) e o harmônio Bonn do antigo Coro do Bom Jesus (Giancarlo Staffetti), além de uma percussão centenária da coleção Thaïs Veiga Borges.

Jéssica Ferrari / www.itu.com.br

Coral Vozes

O Coral Vozes de Itu foi criado em 1965 e tem se dedicado à manutenção do canto coral de diversos gêneros em Itu e região. Destaca-se o repertório de música sacra e popular brasileira, que vem marcando os últimos quinze anos de atividade da entidade. O grupo tem por regente Luís Roberto de Francisco. O coro é mantido pela Associação Cultural Vozes de Itu, que tem por presidente o Dr. José Carlos Safi.

Soprano: Amanda de Souza, Bruna Gavioli, Cleusa de Marchi, Fátima Oliveira, Glaucinéia Castelli, Maria Aparecida Arruda, Maria Aparecida Garcia e Zélia Oliveira.
Contralto: Angélica Zurita, Bernadete Figueiredo, Gizela de Almeida, Silvana Barbosa Stella Maris de Arruda e Tânia Mateus.
Tenores: Alaerte Marqueti, Durvalino Bersani, Evandro Correia, Ivan Mezzacapa, Joice Castelli e Pedro Milan.
Baixo: Braz de Lima, Paulo de Oliveira e Vicente Boff.
Harmônio: Giancarlo Staffetti.
Flauta: Vinícius Gavioli.
Regente: Luís Roberto de Francisco.
Narração: Nilo Dias Pereira.

Comentários