Dia 20 de Novembro: Dia da Consciência Negra
Saiba sobre esse movimento e acompanhe os eventos na região.
Deborah Dubner
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por ser referência para o movimento em contraposição ao 13 de maio, quando foi decretada a abolição da escravatura, a chamada Lei Áurea, pela princesa Isabel, em 1888. O 13 de maio expressa, então, a celebração da generosidade de uma branca em relação aos negros, em vez de enfatizar a própria luta dos negros por sua libertação.
20 de novembro coincide também com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares), o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro.
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do autopreconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O Dia da Consciência Negra é marcado por manifestações, passeatas e seminários em várias cidades brasileiras.
Em Itu
A União Negra Ituana (UNEI) realiza a 19ª Missa Afro nesta terça-feira de feriado, dia 20 de novembro. O evento acontece na Igreja São Benedito, às 19 horas. Saiba mais!
Em Salto
Em Salto a comemoração vem acontecendo desde o dia 10 e segue até 21 de novembro. A programação é gratuita. Saiba mais!
Em Porto Feliz
A programação especial de Porto Feliz segue até o dia 29 de novembro, organizada por vários grupos.Saiba mais!
Em Indaiatuba
A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba exibe até dia 25 uma mostra de notícias e artigos publicados por jornais locais abordando aspectos relacionados à escravidão no Brasil. Saiba mais!
Em Campinas
Campinas conta com uma programação de atividades culturais afrobrasileiras até dezembro, para celebrar a data. Saiba mais!
Nara Hailer |
- Tags
- consciência negra
- negros