Dr. Safi e Miriam Benayoun recebem Medalha Domingos Fernandes
Evento integrou comemorações do Aniversário de Itu.
Deborah DubnerVeja as fotos desta notícia no Flickr
Uma emocionante noite marcou o aniversário de 403 anos de Itu, em 02 de fevereiro. O médico José Carlos Safi e a presidente da Assatemec (Associação Amigos do Teatro e Escola de Música “Eleazar de Carvalho”) Miriam Benayoun foram homenageados na quarta Cerimônia de Condecoração da Medalha Domingos Fernandes, no auditório do Sincomércio,como parte da programação oficial do aniversário da cidade.
“02 de Fevereiro de 1988. Há exatos 25 anos minha esposa Cidinha e eu chegamos para morar em Itu”, disse Dr. Safi em seu discurso emocionado.
Miriam Benayoun, referindo-se ao trabalho que tem desenvolvido na Assatemec há mais de 10 anos, comentou: “Quem sonha sozinho é sonhador. Quem sonha com os outros é realizador.”
O evento contou com a presença de autoridades e cidadãos representando a cultura, a educação, o poder público, a Câmara de Vereadores e várias entidades em prol de Itu.
Além dos homenageados José Carlos Safi e Miriam Benayoun, compuseram a mesa o prefeito de Itu, Antônio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze), o ex-prefeito Herculano Passos, a Deputada Estadual Rita Passos, o vereador Josimar representando a Câmara Municipal e Alberto Pacheco Fay, presidente da Saci.
Medalha Domingos Fernandes
A Medalha Domingos Fernandes é conferida pela Saci (Sociedade Amigos da Cidade de Itu), Câmara Municipal e Prefeitura. De acordo com a lei municipal de junho de 2009 que instituiu a Medalha, a condecoração destina-se a homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao município de Itu.
HOMENAGEADOS
José Carlos Safi
José Carlos Safi é medico e mora em Itu há 25 anos. Foi coordenador e diarista da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de adultos da Santa Casa de Itu por 10 anos e, nesta ocasião, criou o Núcleo de Humanização da UTI, semente do Grupo Voluntário de Humanização Hospitalar, que criou e coordenou por muitos anos e que já existe há 14 anos. Safi é integrante da Saci e, atualmente, exerce a presidência da Associação Cultural Vozes de Itu.
Miriam Benayoun
A escolha de Miriam Benayoun se deve ao fato de ela ter sido uma das fundadoras da Assatemec. Entre as principais conquistas da entidade, destaque para a construção do teatro localizado no bairro Brasil, juntamente com a Escola de Formação Musical Erudita gratuita para jovens de famílias de baixa renda. O saldo destas conquistas foi a criação da OFI (Orquestra Filarmônica de Itu), a Orquestra Preparatória e os Grupos de Música de Câmara. Com isso, a Assatemec colocou, de 2011 até agora, 15 de seus alunos nos departamentos de música da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da USP (Universidade de São Paulo). A Assatemec enviou três alunos para uma turnê de 28 dias pela China, integrando a YOA (Young Orchestra of the Américas), a maior orquestra jovem do mundo, sob a direção musical de Plácido Domingo, e dois alunos para a Máster Classes, em Veneza (Itália), sob a direção da maestrina Elizabetha Maschio. Tudo isso, juntamente com a difícil administração da entidade com poucos recursos financeiros.