Entrevista com Milton Raymundini Filho - proprietário da AlfaDente
Um bom sorriso significa mais que alegria. Significa saúde, bem estar e satisfação. A cada dia mais pessoas se preocupam com o sorriso de seus funcionários e este tipo de assistência tem crescido muito nas empresas, como mostra Milton Raymundini, da AlfaDente, nesta entrevista exclusiva.
Deborah Dubner
itu.com.br - Como você explica o sucesso da AlfaDente?
Milton Raymundini - Nós da AlfaDente procuramos não vender somente planos odontológicos, e sim sorrisos. Acompanhando todo o sistema, buscamos sempre prestar o máximo de atenção ao paciente, dando a ele segurança e conforto durante seus tratamentos. Além disso, a escolha dos dentistas é fundamental. Buscamos sempre profissionais comprometidos com a odontologia e principalmente com o ser humano.
itu.com.br - Se esse benefício é tão vantajoso porque algumas empresas optam por outros planos?
Milton Raymundini - Existem empresas com a visão de que o seu maior bem são as pessoas que compõem a sua estrutura. Essas empresas colocam profissionais capacitados para lutar pelos benefícios para seus colaboradores. O fato é que este tema se faz cada dia mais presente na agenda dos que lideram os processos de recursos humanos, dado que a sociedade em geral valoriza crescentemente o cuidado com a saúde como um todo. E sem saúde bucal simplesmente não há saúde. Mas muitas vezes quem decide sobre o beneficio em uma empresa não dá o devido valor ao serviço ou não necessita desse beneficio, e por isso não tem sensibilidade nem o comprometimento de escolher o melhor plano. Hoje o mercado oferece dezenas de planos, cada um com uma estrutura diferente, mas na região de Itu nenhum deles atende em todo o Brasil, como nós, e dispõe de um corpo clínico tão capacitado como o nosso.
itu.com.br - Como a Alfa Dente faz para administrar uma rede tão vasta de dentistas por todo o Brasil?
Milton Raymundini - Há oito anos começamos a estruturar uma plataforma tecnológica que nos permite gerenciar o relacionamento com uma base hoje de 450 dentistas, espalhados por todo o País, fazer análises e acompanhar tudo o que é efetuado por nossos credenciados. Essa tecnologia nos permite obter informações não apenas do cliente final, mas também dados precisos sobre o perfil do dentista. Num primeiro momento, a saúde financeira dos planos odontológicos estava associada à capacidade de gestão, de controlar a execução do serviço no cliente. Hoje, a tecnologia está tão sofisticada que permite traçar uma radiografia do cliente, disponibilizando todo o seu histórico bucal. E isso nós fazemos questão de oferecer. O paciente é sempre a pessoa mais importante em nossa estrutura.
itu.com.br - Cite algumas empresas que utilizam a AlfaDente?
Milton Raymundini - Hoje existem mais de 70 empresas utilizando o sistema Alfa Dente. Entre elas temos por áreas de atuação:
Industrial: Tecno Tools Ferramentas e Abrasivos, Starrett Indústria e Comercio, Carthezzi Pinturas Eletrostáticas, Indústrias Mangotex, Colchões ApoloSpuma, Plastiron Ind. e Com., IBBL Ind. Brasileira de Bebedouros, Siadrex Indústria Metalúrgica, Milano Agro Industrial, Serbran Refrigeração e Sistema de Água, Filaqua Laser, Altena Brasil Iluminação.
Comercio e Serviços: Gandini Automóveis, Transpotencial, Padovani & Padovani, Ottoni Copiadora, Pointher Serviços Gerais, Transregional Paulista, Theodoro Móveis Planejados, Auto Geral de Itu, 100% Vídeo – Itu e Fazenda Capoava.
Educação: Colégio Terras de São Jose, Faculdade Prudente de Moraes, Colégio Monteiro Lobato, Colégio Almeida Junior, Colégio Anglo Itu, Centro Educacional Divino Salvador, Escola Pinguinho de Gente, Colégio Integral, Colégio Prudente de Moraes - Salto, Colégio Caracol.
itu.com.br - Fale mais sobre o projeto "Amigo do Sorriso", idealizado pela AlfaDente. É muito bonito, eficaz e como alguém pode colaborar?
Milton Raymundini - Nossos clientes indicam uma associação que trabalhe com crianças e adolescentes e a AlfaDente fica encarregada de providenciar toda a assistência odontológica de crianças e adolescentes atendidas por entidades da cidade. Mas nada impede que alguma empresa mesmo não sendo nossa parceira possa indicar uma associação. A AlfaDente fará a analise e poderá incluir a associação no projeto”Amigos do Sorriso”.
itu.com.br - Qual a forma mais correta de manter uma boa higiene bucal?
Milton Raymundini - Para uma correta higiene bucal, de forma a eliminar bactérias, resíduos e restos de alimento, escove os dentes logo após todas as refeições. Isso significa escovar os dentes cinco vezes ao dia. Assim, você evita a formação de placa bacteriana. Se comer balas, doces, gomas de mascar, chocolate etc. entre as refeições, escove os dentes novamente. Como a escovação limpa somente as partes externas dos dentes, ela deve ser precedida do uso do fio ou fita dental que limpam os espaços entre os dentes e seguida de bochechos. A boa escovação começa pela escolha de uma escova adequada. Tanto os adultos como as crianças devem usar escovas com cabeça pequena. Elas não provocam traumatismos nos músculos da bochecha e da língua e conseguem limpar com maior facilidade os dentes do fundo da boca. Em condições normais é importante que as escovas tenham cerdas macias com pontas polidas e arredondadas. Troque a escova sempre que as cerdas começarem a se deformar, ou a cada dois ou três meses.
itu.com.br - A alimentação influi na boa saúde dos dentes?
Milton Raymundini - Certamente. Existem alimentos que são considerados não-cariogênicos, ou seja, não provocam cárie. São as proteínas, os vegetais, as gorduras e as frutas (leite, ovos, peixes e carnes). Tais alimentos são importantes principalmente para as crianças porque atuam na formação de dentes permanentes bem calcificados, fortes e resistentes à cárie. Os pais também devem procurar dar às crianças alimentos duros que precisam ser bem mastigados, como frutas e legumes crus, pois possibilitam uma auto-limpeza, removendo os restos de alimentos grudados nos dentes. A mastigação desses alimentos também ajuda a desenvolver os maxilares e massagear a gengiva. Alguns alimentos como maçã, laranja, pêra, pêssego, cenoura têm o poder de eliminar durante a mastigação outros alimentos que ficam grudados nos dentes. Procure incluí-los no lanche escolar do seu filho, no lugar de bolachas, geléias, refrigerantes e balas.
itu.com.br - E a visita regular ao dentista? É importante?
Milton Raymundini - Tanto a criança como o adulto devem visitar o dentista, com periodicidade podendo variar de 3 a 4 meses até a um espaço de um ano entre uma ida e outra, conforme orientação do profissional consultado. A visita é feita para saber a real situação da saúde dos dentes e mesmo que seja constatada a presença de alguma cárie, por exemplo, ela estará no começo e o problema poderá ser sanado fac
Leia mais: www.alfadente.com.br