Entrevista exclusiva com o novo Secretário de Cultura Jonas de Souza
O que esperar para os próximos anos na Cultura de Itu?
Deborah DubnerPor Deborah Dubner
Em entrevista exclusiva ao itu.com.br, realizada na Casa da Cultura, Jonas se mostrou muito atencioso, apresentando de forma aberta e espontânea os seus planos para a Secretaria Municipal de Cultura. Acompanhe!
Itu.com.br – Você já esperava pelo convite de assumir a Secretaria de Cultura de Itu?
De forma alguma! Foi uma surpresa e fiquei muito lisonjeado. Afinal, ser secretário de cultura em Itu é algo que tem muito significado. É também um desafio colocar em prática algumas propostas que venho alimentando há muito tempo. Então, eu respirei fundo... e aceitei!
Itu.com.br – O que pesou na balança no momento de aceitar o convite?
Uma das coisas importantes que eu pensei foi em como o prefeito Herculano Passos Júnior apoiou desde o início o projeto da Biblioteca e do Centro de Estudos do Museu Republicano, vinculado à USP. Mesmo antes da eleição, ele prometeu que se fosse eleito, apoiaria o projeto. Eu estava muito empenhado e logo na primeira semana que ele assumiu, eu fui lá e tive todo o apoio. Não foi fácil, porque era necessário encontrar um espaço público que comportasse essa biblioteca. Eu e a Cristina Tasca, atual presidente do Conselho de Cultura de Itu, consultamos especialistas em bibliotecas e eles nos sugeriram a Casa do Barão. O Prefeito aceitou na hora e batalhou muito por isso, dando apoio incondicional, mesmo encontrando oposição. Ganhamos um prédio nobre de Itu! Por esse motivo eu aceitei o desafio.
Itu.com.br – E agora, passados vários anos, o que esse essa biblioteca e este espaço tem representado para a cidade?
O Centro de Estudos do Museu Republicano é uma preciosidade. Ele sedia anualmente vários eventos em anos seguidos, como o Seminário do Café, Seminário da História do Açúcar, entre outros, recebendo estudiosos de várias partes do Brasil e inclusive de outros países como Alemanha, México, Portugal, Cuba, Venezuela e Colômbia. Todos que vêm para Itu elogiam muito. E existe, desde o início desse projeto, a vontade política de trazer pra Itu, ineditamente, um curso de graduação em história, vinculado à Universidade de São Paulo. Se realmente ocorrer, será uma grande conquista para o município.
Itu.com.br – Quais são seus principais projetos como Secretário de Cultura de Itu?
Primeiro, é importante dizer que muito do que foi feito antes de mim consolida a Secretaria de Itu. Mas o que pretendo desenvolver na função é basicamente o seguinte:
1) Trabalhar muito junto com o Conselho Municipal de de Cultura e com o Conselho de Defesa do Patrimônio, do qual eu estou como presidente e provavelmente deverei sair em função do novo cargo. É sempre muito importante estabelecer o diálogo permanente com esses dois Conselhos, pois eles são porta-vozes da cultura da cidade.
2) Definir uma Política Municipal de Cultura, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Cultura.
3) Elencar um inventário de todos os bens culturais materiais e imateriais do município, sempre em parceria com os Conselhos e com o suporte do IPHAN.
4) Criar serviços culturais permanentes, gerando um espaço onde os produtores de cultura possam apresentar seus trabalhos.
5) Fortalecer a Casa das Artes, no sentido de trazer mais cursos e eventos culturais.
6) Expandir a biblioteca municipal da Cidade Nova e ampliar o acervo da biblioteca municipal de Itu.
7) Promover eventos culturais importantes para a cidade, como o Festival de Artes, exposições, etc.
8) Estreitar relacionamento, que já existe, com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), que coordena e produz um intercâmbio cultural, através de exposições itinerantes, como por exemplo, a exposição Artistas e Arteiros, que veio para a Casa da Cultura.
9) Estreitar relações da Secretaria de Cultura com a Satemec - Sociedade Amigos do Teatro e Escola do Maestro Eleazar de Carvalho, incentivando e apoiando oficinas de música.
10) Restaurar a Casa da Cultura, um edifício emblemático por sua importância histórica para o município.
11) Apoiar e incentivar o restauro de algumas igrejas de Itu.
12 ) Fazer parcerias com os municípios vizinhos, como Salto e Porto Feliz, para trazer eventos culturais de porte, minimizando custos.
13) Eu acredito muito em formar pessoas. Nesse sentido, quero fomentar espaços para difundir valores e não apenas conhecimento, formando pessoas na área cultural. Todo esse trabalho precisa ser reconhecido e valorizado pela população e pelo próprio serviço de Comunicação da Prefeitura. Pretendo trabalhar nessa direção.
14) Por fim, e talvez uma das coisas mais importantes, é ajudar na viabilização da construção de um teatro de porte, tal como Itu merece. Este projeto existe há muitos anos e já está em negociações avançadas entre o prefeito Herculano e a FIESP. Espero que a resposta positiva se concretize nos próximos meses.
Itu.com.br – Deixe um recado final aos nossos leitores
Eu estou muito animado, sei a responsabilidade que é ser Secretário de Cultura de Itu, e vou fazer o meu melhor para corresponder à altura do cargo e do que a cidade espera de mim!
Deborah Dubner / www.itu.com.br |
Jonas Souza dá um recado aos leitores do itu.com.br |