Publicado: Sábado, 17 de novembro de 2007
Exposição mostra arqueologia do Museu Republicano
O visitante verá louças, cerâmicas e utilitários do séc XIX.
Deborah Dubner“Sitio Arqueológico Histórico 4 Estações” é o nome da exposição que mostra uma pesquisa arqueológica, realizada durante as obras de reforma do Museu, com autorização do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).O nome escolhido para a exposição refere-se às quatro estátuas do jardim do pátio do Museu Republicano, que representam as quatro estações do ano.
A exposição pode ser vista no Centro de Estudos do Museu Republicano e está dividida por temas: materiais de construção; acabamento interno e externo; louças domésticas;cerâmicas utilitárias;higiene e saúde.
Através das peças – como por exemplo, um cabo de escova de dentes e uma chave – é possível ter uma ampla visão do material que pertencia às famílias moradoras do edifício, desde o século XIX. “O objetivo desta exposição é apresentar, a partir da análise do material encontrado, um conhecimento sobre a história social e econômica dessas famílias. Achamos louças que são do final do século XVIII” – conta Anicleide Zequini, uma das organizadoras da exposição, que é também Doutora em Arqueologia e especialista em documentação no Museu Republicano.
O projeto foi concebido pelo museólogo do Museu Paulista, Ricardo Nogueira Bogus e a montagem das vitrines foi feita por Marcos Antônio Steiner - Técnico do Museu Republicano e pela Comunicadora Visual Christine Fidalgo . O trabalho de salvamento das peças e pesquisa arqueológica foi realizado por uma equipe de três pessoas: Profa. Dra. Margarida Davina Andreatta (Coordenadora Geral de Pesquisa), Anicleide Zequini e Angela Maria Gianeze Ribeiro.
A exposição deve continuar até início de 2008 e pode ser vista de segunda a sexta, das 8h às 17h. O Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu” está localizado na rua Barão de Itaim, 140, no centro de Itu.
Comentários